Que tal transformar o carro a combustão em elétrico com um kit? Bom, o fato é que a Stellantis, dona da Fiat e Peugeot, em parceria com o programa Senai A3 da Rota 2030, trabalha em um projeto de “retrofit elétrico”, para a conversão de veículos comerciais leves novos e usados com motor a combustão para a propulsão com powertrain elétrico. A iniciativa também conta com a parceria das empresas Weg e FuelTech.

Peugeot Rapid – Foto: Divulgação

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Novo powertrain

O processo de conversão iniciou em 2022 com os modelos utilitários Fiat Fiorino e Peugeot Partner Rapid. Nele, é feita a remoção do powertrain a combustão e instalado o kit de conversão e o conjunto de baterias, que fica alojado no compartimento de carga para evitar adaptação da estrutura.

Os testes ocorrerão em vias públicas “para identificar os principais fatores técnicos e econômicos envolvendo os componentes locais dos veículos. Para isso, será realizada uma coleta de dados para entender melhor o uso e ajustar os parâmetros, caso necessário. A proposta é oferecer veículos elétricos acessíveis, destinados a profissionais com utilização urbana diária média de 100 quilômetros”, afirma a companhia.

A tecnologia será oferecida a partir de abril no Brasil para o mercado B2B por meio de empresas selecionadas.

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“Nesse momento, essa iniciativa está sendo desenvolvida apenas em frotas de veículos comerciais, mas a intenção é expandirmos para outros modelos, a fim de atender a todos os públicos nas próximas etapas”, disse o diretor dos Programas e Planejamento de Produtos da Stellantis para a América do Sul, Breno Kamei, em nota divulgada.

Detalhes como preços, tempo de conversão e o tipo de powetrain utilizado não foram divulgados pela Stellantis.

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