O Tiggo 5 é, hoje, o carro da Caoa-Chery que está há mais tempo sem mudanças. Essa sua geração chegou por aqui no comecinho de 2019, e em breve já vai atingir os sete anos de produção ininterrupta. Enquanto isso, os rivais de segmento foram se atualizando, trocando de geração e afins. Hoje o Tiggo 5 não é obsoleto, mas também fica longe de ser o mais moderno.

Para resolver esse impasse, a Caoa-Chery avança rapidamente para lançar o Novo Tiggo 5 aqui no Brasil. O carro, flagrado em testes em uma rodovia do interior de São Paulo, promete várias mudanças.

+Caoa-Chery Tiggo 7 2026 continua mais barato que Tera; veja o que mudou

+Avaliação: VW T-Cross Highline 2025 é mais interessante que um Extreme

PreviousNext

Como é o Novo Tiggo 5?

Em mercados da Ásia, Europa e Oceania, o Tiggo 5 ganhou uma profunda reestilização visual que fez muita gente pensar ser outra geração. Mas, não: na verdade, ele passou a trazer uma dianteira totalmente nova, quase que “enxertada” do Tiggo 7, com linhas mais agressivas, retas e sérias. Nas laterais, novas rodas, racks de teto e, principalmente, a adoção de um aplique que simula uma terceira janela, depois das portas traseiras.  

Novo Tiggo 5 – Foto: divulgação

Esse efeito de novo desenho das janelas é o que deixa o Tiggo 5 com a aparência de uma nova geração. Porém, plataforma e vários componentes mecânicos, como as suspensões independentes nas quatro rodas ou os quatro freios a disco, devem ser mantidos sem mudanças muito radicais. 

Novo Tiggo 5 – Foto: divulgação

Olhando de trás, o SUV compacto da Caoa-Chery, que hoje é fabricado em Anápolis (GO) também parece outro carro. Isso graças a lanternas mais estreitas e contínuas, interligadas por uma barra de LED e aplique plástico escurecido. Tampa do porta-malas e parachoque traseiro também são inéditos.  

Flagra Caoa-Chery Tiggo 5 reestilizado – Foto: Lucca Mendonça

Interior

No geral, olhando por fora, o Tiggo 5 agora parece ser mais baixo, largo e longo do que antes, se aproximando bastante do estilo dos irmãos maiores Tiggo 7 e Tiggo 8. Além de mais moderno, adotou linhas horizontalizadas em todos os ângulos, algo que já acontece na sua cabine atual. Falando nela, mais mudanças: o estilo renovado lembra bastante o do Tiggo 8, com tela dupla de 12,3” flutuante (instrumentação e multimídia vão embutidos numa só peça), e novas saídas de ar, mais discretas.  

Novo Tiggo 5 – Foto: divulgação

Fazem parte do mutirão de renovações o console central redesenhado (mantendo os dois andares), inéditos controles do ar-condicionado (agora com visor próprio), e bancos resenhados, ao menos em outros mercados mundo afora. Por lá, aliás, o Tiggo 5 é chamado de “Tiggo 4”, e tem preço inicial abaixo dos US$ 30 mil, dependendo. 

Um pouco menor

Flagra Caoa-Chery Tiggo 5 reestilizado – Foto: Lucca Mendonça

Esse novo visual mudou um pouco suas dimensões externas. São cerca de 3 cm a menos no comprimento (4,31 m), e, curiosamente, a distância entre-eixos foi proporcionalmente reduzida: baixou de 2,63 m para 2,61 m. A altura continua ao redor dos 1,65 m, assim como a largura, na casa dos 1,83 m.  

PreviousNext

Deve vir mais equipado

Também é hora de o Tiggo 5 ganhar mais equipamentos de série. O painel de instrumentos deve crescer, carregador de celular sem fio deve aparecer e, finalmente, o SUV compacto da Caoa-Chery deve passar a trazer assistentes inteligentes de condução (ADAS) também nas versões só a combustão. Hoje, a única com os recursos é a Pro Hybrid Max Drive, híbrida-leve de 48 Volts. A aposta da fabricante também será em um acabamento mais caprichado e renovação dos materiais internos.  

Novo Tiggo 5 – Foto: divulgação

Mesmas motorizações

Motorização? Não deve ser muito diferente do que temos hoje. Até porque seu motor 1.5 turbo também equipa o modelo reestilizado em outros mercados, como o australiano e o neozelandês. Por lá, bebe só gasolina, mas também é acoplado ao câmbio automático CVT com nove velocidades simuladas. Hoje, flex, ele entrega 147/150 cv de potência com 21,5 mkgf de torque (gas/eta) nas versões Sport e Pro, enquanto a híbrida-leve tem 157/160 cv e 25,5 mkgf (gas/eta). 

Novo Tiggo 5 – Foto: divulgação

Pode surgir no Salão

Vale lembrar que o Tiggo 5 com novo design já está registrado no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), conforme adiantado pela Quatro Rodas. É possível que sua estreia oficial aconteça durante o Salão do Automóvel de São Paulo nessa edição 2025, que será realizado agora no final de novembro.  

Registro do Novo Tiggo 5 no INPI – Foto: reprodução INPI/Quatro Rodas