Após conceber o sistema híbrido-leve que estreou nos Fiat Pulse e Fastback, a Stellantis pretende estender a tecnologia para suas outras marcas e modelos. O próximo da lista, ao que parece, será o Peugeot 208 T200, que deverá ser agraciado com o sistema em breve.  

Um exemplar do hatch de origem francesa, já com emblemas “Hybrid T200”, foi flagrado sem camuflagem por Luiz Dionízio, que enviou as fotos ao perfil Placa Verde no Instagram (@placaverde) no Instagram. Até então, o modelo com a tecnologia híbrida-leve era avistado com identificações tampadas, mas agora não parece mais querer esconder sua presença.

+Peugeot 208 2025 custa menos que Kwid em promoção; veja preços

+Após reclamações, Fiat fará atualizações em sistema de bateria de Pulse e Fastback Hybrid

 

Flagra Peugeot 208 T200 Hybrid – Foto: reprodução/@placaverde no Instagram

Como poderá ser a motorização híbrida?

A tecnologia híbrida-leve (ou MHEV) da Stellantis, mesma dos Fiat Pulse e Fastback, é fácil de ser compreendida. O motor 1.0 turboflex de três cilindros, 125/130 cv de potência com 20,4 mkgf de torque (gasolina/etanol) permanece igual, assim como a transmissão automática tipo CVT com sete marchas simuladas. Porém, o powertrain traz um pequeno gerador de energia adicional, formado pela união de motor de arranque com alternador, que ajuda o 1.0 turboflex a impulsionar o carro.  

Com a carga aliviada, o motor a combustão promete consumir menos combustível, já que recebe uma ajudinha do gerador de energia. A tecnologia praticamente estreou no Brasil no começo de 2019, com a Mercedes-Benz C200 EQBoost. No sedan da marca alemã, a união de motor de arranque com alternador era batizada de “BSG”.  

Flagra Peugeot 208 T200 Hybrid – Foto: reprodução/@placaverde no Instagram

Nos carros da Stellantis, o pequeno gerador de energia é alimentado pela carga de uma bateria de íon-lítio instalada sob o banco do motorista, que é recarregada pelo próprio motor a combustão, ou então na cinética recuperada de frenagens e desacelerações. No Peugeot 208, porém, a bateria de íon-lítio do sistema MHEV pode ser realocada para outra parte do monobloco.  

O exemplar do 208 flagrado sem camuflagem é da versão GT, topo de linha, mas o Peugeot 208 também traz motor turboflex na versão Allure, intermediária. Vale lembrar que, nos Fiat Pulse e Fastback, a tecnologia MHEV está presente justamente nas versões intermediária (Audace) e topo de linha (Impetus).  

Pulse Hybrid e Fastback Hybrid – Foto: Fiat/divulgação

O Peugeot, assim como os Fiat, não deve receber mais itens de série junto da eletrificação leve, nem tampouco mudanças de design. Apenas um novo grafismo do painel de instrumentos, com informações extras sobre a operação e estado da tecnologia MHEV, além dos emblemas alusivos na tampa traseira.