18/07/2025 - 12:00
Antes do Yaris Cross, que oficialmente chega ao mercado nacional em outubro para brigar com outros SUVs compactos, a Toyota tem outra carta na manga: uma van! Será a primeira vez que a marca japonesa entra no mercado brasileiro com um modelo desse segmento, afinal o mais perto que a marca chegou dele por aqui foi com a Previa, uma minivan familiar vendida por aqui nos anos 90.
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Qual o tamanho da Hiace?
Porém, a Toyota sabe da sua força, e do quanto poderiam se interessar numa van comercial com motorização turbodiesel de Hilux. E é por essas e outras que existe a Hiace (se fala “Rái Eice”), menor que Fiat Ducato, Ford Transit, Renault Master e MB Sprinter, se situando no porte do trio de modelos da Stellantis: Fiat Scudo, Peugeot Expert e Citroën Jumpy.

Van está pronta
Um exemplar do modelo da Toyota foi flagrado sem camuflagem nenhuma, “passeando” por uma rodovia de São Paulo num caminhão-cegonha junto de algumas Hilux e SW4. Da configuração de van para passageiros, a unidade exibia, inclusive, as faixas refletivas vermelhas e prateadas, exigidas pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) para veículos de maior PBT ou de transporte de várias pessoas.

Longa trajetória
E, para quem pensa que se trata de um modelo novo, um engano: a história da Hiace remete à segunda metade dos anos 1960, quando teve sua primeira geração lançada. Essa que chegará ao Brasil é a sexta, apresentada no início de 2019, que cresceu nas dimensões e tem algumas coisas em comum com a Hilux e SW4.

Hiace e Hilux: parentes?
Dentre elas, a produção em Zárate, na Argentina, o que facilita bastante sua chegada ao mercado nacional. Da picape Hilux também vem o motor 2.8 turbodiesel de quatro cilindros, calibrado para 163 cv e 43 mkgf ou 177 cv e 46 mkgf, dependendo da versão, além das transmissões: manual ou automática, as duas com seis marchas. Além disso, a Hiace tem suspensão traseira por feixes de molas, exatamente o mesmo sistema da caminhonete. Freios e caixa de direção também são bem parecidos.

Ou seja: não é errado dizer que a Hiace é uma espécie de “Hilux van”, o que pode convencer os atuais proprietários da picape, que precisam de uma van para levar carga ou passageiros. Aliás, o modelo da Toyota é oferecido na Argentina nessas duas configurações: a versão Furgão pode ter 6,2 ou 9,3 m³ de espaço para carga, enquanto a Commuter, para transporte de pessoas, comporta 14 pessoas incluindo o motorista.

A linha Furgão pode ser conduzida por motoristas com CNH B (mesma de carros de passeio), enquanto a Commuter exige carteira de veículos maiores. É exatamente a mesma estratégia de Fiat Scudo, Peugeot Expert ou Citroën Jumpy. De qualquer forma, a Hiace poderá ser a primeira opção com transmissão automática nessa categoria (com exceção dos modelos elétricos, claro), caso a fabricante queira.
Equipamentos da Hiace

O utilitário da Toyota é bem munido de equipamentos. Tem luzes diurnas em LED, vidros e travas elétricas, retrovisores com ajustes elétricos, ar-condicionado (com saídas traseiras na Commuter), câmera de ré, coluna de direção regulável em altura e profundidade, iluminação em LED para o espaço traseiro, volante multifuncional, modo Eco de condução, painel de instrumentos com tela de 4,2”, multimídia de 9”, airbag duplo, freios ABS, Hill Holder, controles de estabilidade e tração, entre outros.

Quando chega a Hiace no Brasil?
Segundo apurações da Auto Esporte, a chegada da Hiace no Brasil deve acontecer em breve, em agosto, possivelmente na versão Commuter para passageiros. A opção furgão, porém, não está descartada pela Toyota.