Antes do Yaris Cross, que oficialmente chega ao mercado nacional em outubro para brigar com outros SUVs compactos, a Toyota tem outra carta na manga: uma van! Será a primeira vez que a marca japonesa entra no mercado brasileiro com um modelo desse segmento, afinal o mais perto que a marca chegou dele por aqui foi com a Previa, uma minivan familiar vendida por aqui nos anos 90.  

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Toyota Hiace Furgão – Foto: Toyota/divulgação

Qual o tamanho da Hiace?

Porém, a Toyota sabe da sua força, e do quanto poderiam se interessar numa van comercial com motorização turbodiesel de Hilux. E é por essas e outras que existe a Hiace (se fala “Rái Eice”), menor que Fiat Ducato, Ford Transit, Renault Master e MB Sprinter, se situando no porte do trio de modelos da Stellantis: Fiat Scudo, Peugeot Expert e Citroën Jumpy.  

Toyota Hiace Furgão – Foto: Toyota/divulgação

Van está pronta

Um exemplar do modelo da Toyota foi flagrado sem camuflagem nenhuma, “passeando” por uma rodovia de São Paulo num caminhão-cegonha junto de algumas Hilux e SW4. Da configuração de van para passageiros, a unidade exibia, inclusive, as faixas refletivas vermelhas e prateadas, exigidas pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) para veículos de maior PBT ou de transporte de várias pessoas.  

Flagra Toyota Hiace – Foto: Lucca Mendonça

Longa trajetória

E, para quem pensa que se trata de um modelo novo, um engano: a história da Hiace remete à segunda metade dos anos 1960, quando teve sua primeira geração lançada. Essa que chegará ao Brasil é a sexta, apresentada no início de 2019, que cresceu nas dimensões e tem algumas coisas em comum com a Hilux e SW4.  

Toyota Hiace – Foto: Toyota/divulgação

Hiace e Hilux: parentes?

Dentre elas, a produção em Zárate, na Argentina, o que facilita bastante sua chegada ao mercado nacional. Da picape Hilux também vem o motor 2.8 turbodiesel de quatro cilindros, calibrado para 163 cv e 43 mkgf ou 177 cv e 46 mkgf, dependendo da versão, além das transmissões: manual ou automática, as duas com seis marchas. Além disso, a Hiace tem suspensão traseira por feixes de molas, exatamente o mesmo sistema da caminhonete. Freios e caixa de direção também são bem parecidos.  

Toyota Hiace – Foto: Toyota/divulgação

Ou seja: não é errado dizer que a Hiace é uma espécie de “Hilux van”, o que pode convencer os atuais proprietários da picape, que precisam de uma van para levar carga ou passageiros. Aliás, o modelo da Toyota é oferecido na Argentina nessas duas configurações: a versão Furgão pode ter 6,2 ou 9,3 m³ de espaço para carga, enquanto a Commuter, para transporte de pessoas, comporta 14 pessoas incluindo o motorista. 

Toyota Hiace – Foto: Toyota/divulgação

A linha Furgão pode ser conduzida por motoristas com CNH B (mesma de carros de passeio), enquanto a Commuter exige carteira de veículos maiores. É exatamente a mesma estratégia de Fiat Scudo, Peugeot Expert ou Citroën Jumpy. De qualquer forma, a Hiace poderá ser a primeira opção com transmissão automática nessa categoria (com exceção dos modelos elétricos, claro), caso a fabricante queira.  

Equipamentos da Hiace

Toyota Hiace Furgão – Foto: Toyota/divulgação

O utilitário da Toyota é bem munido de equipamentos. Tem luzes diurnas em LED, vidros e travas elétricas, retrovisores com ajustes elétricos, ar-condicionado (com saídas traseiras na Commuter), câmera de ré, coluna de direção regulável em altura e profundidade, iluminação em LED para o espaço traseiro, volante multifuncional, modo Eco de condução, painel de instrumentos com tela de 4,2”, multimídia de 9”, airbag duplo, freios ABS, Hill Holder, controles de estabilidade e tração, entre outros.  

Toyota Hiace Commuter – Foto: Toyota/divulgação

Quando chega a Hiace no Brasil?

Segundo apurações da Auto Esporte, a chegada da Hiace no Brasil deve acontecer em breve, em agosto, possivelmente na versão Commuter para passageiros. A opção furgão, porém, não está descartada pela Toyota.