01/06/2012 - 0:00
O Renault Duster foi um sucesso instantâneo, e não por acaso. Seu design transmite força e robustez (o SUV parece até de categoria superior), o espaço interno é generoso e a pegada é mesmo de utilitário esportivo. Por isso mesmo foi eleito o Destaque MOTOR SHOW 2012 em sua categoria e entre todos os nacionais. O Fluence, por outro lado, é um excelente sedã e também foi Destaque MOTOR SHOW logo após seu lançamento. Mas, brigando em um segmento bastante conservador, não é nenhum fenômeno de vendas.
Nas versões de entrada, de R$ 53 mil, o Duster 1.6 (pelado) ainda
poderia ser desafiado pela Grand Tour de menos de R$ 50 mil com
o mesmo motor (equipadinha) ou pela versão de entrada do Sentra
2.0, irmão quase gêmeo do Fluence, com a mesma base mecânica.
Mas a comparação aqui é na faixa ao redor dos R$ 66 mil. Por
quase o mesmo preço, Duster e Fluence vêm na versão Dynamique
2.0 automática. Mas nem os motores nem o câmbio são iguais.
Enquanto o Duster usa um motor Renault, o do Fluence é de origem
Nissan. Ambos são flex e têm potência e torque máximo similares,
mas o último, mais moderno, tem comando de admissão variável.
Na comparação das transmissões, nova vantagem do Fluence: seu
CVT com seis marchas simuladas é tecnicamente superior ao automático
de quatro velocidades do Duster. E é ele um dos motivos
principais, neste caso até mais do que a aerodinâmica, de o sedã
consumir tão menos combustível que o SUV.
A bordo, dá para perceber que o Duster
deriva dos romeno-brasileiros Sandero/Logan,
com os quais compartilha plataforma, e o
coreano-japonês Fluence é primo do Sentra.
No três volumes, há materiais mais nobres e
ajuste de profundidade do volante, enquanto
o Duster peca pela simplicidade dos plásticos
e pela ergonomia inferior. E tem muito mais:
o Fluence tem freios a disco nas quatro rodas,
enquanto o Duster tem tambores na traseira;
o Fluence tem direção elétrica variável e o
Duster tem uma hidráulica, mais pesada; o
Fluence tem seis airbags, o Duster tem só
dois; o cinto do quinto passageiro no Fluence
tem três pontos, no Duster tem dois.
Veredito: nessa disputa, temos um bom
exemplo de como o SUV é mais caro. Pelo
mesmo preço do Fluence, o Duster vem bem
menos equipado (leia tabela). Além disso, tem
consumo muito mais elevado, acabamento
mais simples e menos espaço na cabine e
no porta-malas. O Fluence parece a escolha
óbvia, mesmo com pacote de peças mais caro.
Mas, se você precisa mesmo de um SUV, por
R$ 300 a mais, que com o Dynamique 4×4
manual. É a melhor escolha.
A posição de dirigir do Fluence está longe de ser elevada como em um SUV, mas aqui o motorista pode ajustar o volante em profundidade; no Duster, não.
Além de ter acabamento superior, o Fluence é mais equipado e ainda pode
vir com teto-solar e GPS, como no modelo Privilège das fotos (R$ 75.990)
Renault Fluence Dynamique CVT
MOTOR quatro cilindros em linha, 2,0 litro, 16V, comando variável TRANSMISSÃO automática
continuamente variável (CVT), seis marchas virtuais, tração dianteira DIMENSÕES comp.: 4,62 m –
larg.: 1,81 m – alt.: 1,47 m ENTRE-EIXOS 2,700 m PORTA-MALAS 530 litros PNEUS 205/60 R16 PESO 1.369 kg GASOLINA POTÊNCIA 140 cv a 6.000 rpm TORQUE 19,9 kgfm a 3.750 rpm VEL. MÁXIMA 195 km/h 0 – 100 KM/H 10,1 segundos CONSUMO não
disponível CONSUMO REAL cidade: 10,2 km/l – estrada: 14,1 km/l (manual de seis marchas) ETANOL POTÊNCIA 143 cv a 6.000 rpm TORQUE 20,3 kgfm a 3.750 rpm VEL. MÁXIMA 200 km/h 0 – 100 KM/H 9,9 segundos CONSUMO não disponível CONSUMO REAL cidade:
6,8 km/l – estrada: 9,2 km/l (manual de seis marchas)
Com o banco rebatido, o Duster mostra uma vantagem dos SUVs: acomodar volumes maiores. Mas, no uso normal, o porta-malas do Fluence é maior
Renault Duster Dynamique
MOTOR quatro cilindros em linha, 2,0 litro, 16V TRANSMISSÃO automática, quatro marchas,
tração dianteira DIMENSÕES comp.: 4,32 m – larg.: 1,82 m – alt.: 1,69 m ENTRE-EIXOS 2,673 m
PORTA-MALAS 475 litros PNEUS 215/65 R16 PESO 1.294 kg GASOLINA POTÊNCIA 138 cv a 5.500 rpm TORQUE 19,7 kgfm a 3.750 rpm VEL. MÁXIMA 170 km/h 0 – 100 KM/H 11,6 segundos CONSUMO cidade: 9,3 km/l – estrada: 12,6 km/l CONSUMO REAL cidade:
7,4 km/l – estrada: 9,1 km/l ETANOL POTÊNCIA 142 cv a 5.500 rpm TORQUE 20,9 kgfm a
3.750 rpm VEL. MÁXIMA 174 km/h 0 – 100 KM/H 10,7 segundos CONSUMO cidade: 6,7 km/l
– estrada: 9,1 km/l CONSUMO REAL cidade: 5,4 km/l – estrada: 6,6 km/l
S= Item de série / N= Item não disponível / O= Item opcional * Fluence Dynamique 2.0 CVT e Duster Dynamique 2.0 aut.
** não disponível no Dynamique, mas item de série no Privilège, de R$ 75.990 *** Opcional no Privilège
**** Confira no comparativo da página 62 quais são os itens que compõem a cesta