Foguete Discreto

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MARCUS WERNER

Na edição passada mostramos dois esportivos da Audi (RS Q3 e RS 7 Sportback) e o novo A3 Cabriolet. Guardamos o novíssimo S3 Sedan para esta primeira edição de 2014. Ele chega em março e somente uns 100 privilegiados poderão comprá-lo nesta primeira temporada. Rodei duas vezes com o S3 Sedan nas ruas e arredores de Mônaco, bem como nas estradinhas de montanha da linda Côte d’Azur, na França, e definitivamente não concordo com a afirmação de um engenheiro da Audi de que “o S3 é um esportivo light”. Bem, pode até ser “light” se comparado aos carros da linha RS, mas com 300 cavalos o S3 Sedan certamente será um dos esportivos mais cobiçados do Brasil.

O novo Audi S3 Sedan é derivado do A3 Sedan, que será produzido no Brasil (veja avaliação na página 36). Seu motor 2.0 TSFI (turbo com injeção direta de gasolina) desenvolve 300 cv de potência e 38,7 kgfm de torque. Esse “coração” premiadíssimo na Europa transforma o sedã da família A3 num foguetinho, capaz de acelerar de 0-100 km/h em 4,9 segundos e atingir 250 km/h de velocidade máxima (limitada eletronicamente). Como o torque está disponível entre 1.800 e 5.500 rpm, mesmo em baixas rotações ele responde com rapidez às solicitações do acelerador. O carro fascina. Até o ronco do motor faz parte do “pacote” que deixa o motorista com aquela sensação de poder perante os reles mortais dos outros carros. Rodando em velocidade moderada (uns 120 km/h) a 5.000 giros, uma fincada de pé no acelerador faz o ponteiro do conta-giros pular para 4.000 rpm e o marcador do boost encher a pequena tela situada na parte inferior do quadro de instrumentos. O carro se transforma e, enquanto vê o ponteiro ir a 6.000 ou 7.000 giros, você passa a ter nas mãos um sedã capaz de deixar muitos carrões para trás, pois é muito leve. E a direção é muito precisa, tornando a tocada nas pirambeiras de Mônaco um tanto perigosa – vale lembrar que uma de suas vítimas foi a princesa Grace Kelly, de Mônaco.

Sua força repentina é interessante porque o visual do S3 Sedan é bem discreto pelo que ele oferece. É um carro que você pode dirigir devagar, no trânsito pesado, mas que não nega fogo quando é chamado para acelerar. Mais que isso, ele também tem uma tremenda capacidade de fazer curvas. O S3 Sedan vem de série com rodas aro 18 e pneus 225/40, mas opcionalmente pode ser equipado com rodas de 19 polegadas. Ele tem a carroceria rebaixada em 25 milímetros, motor transversal inclinado em 12 graus (para melhorar a distribuição de peso), suspensões independentes, direção precisa, tração integral Quattro e câmbio S tronic de seis velocidades com dupla embreagem.


A Audi deve importar 100 unidades por ano do S3 Sedan, que ainda não tem o preço definido. O fabricante alemão diz que não considera o Mercedes-Benz CLA 45 AMG (360 cv) como concorrente direto. Bem, na Europa pode não ser, mas no Brasil eles devem competir sim. Por ser menos potente e menos radical, o S3 Sedan deve custar abaixo de R$ 250.000, enquanto o CLA 45 AMG está estimado em R$ 280.000.