PreviousNext

Na busca pela combinação ideal de eficiência e desempenho, os fabricantes de automóveis passaram a recorrer nos últimos anos a transmissões automáticas com um número cada vez maior de marchas. Um exemplo disso é o automático de nove velocidades da Fiat Toro e do Jeep Renegade. E a Ford deu literalmente um passo adiante e acaba de lançar uma caixa de dez marchas.

Apresentada nos Estados Unidos, a transmissão — que segundo o fabricante é a primeira do tipo projetada para modelos de grande volume de produção —, irá equipar inicialmente a linha 2017 da picape F-150 e vem casada ao novo propulsor EcoBoost 3.5 V6 de segunda geração, agora biturbo e que manteve a potência de 370 cv, mas com torque de 62,2 kgfm (ante os 58 kgfm do EcoBoost anterior).

Das 10 marchas, três são overdrive, o que segundo a Ford contribui para a melhora na aceleração e no consumo em relação a antiga transmissão de seis marchas. Outra inovação do cãmbio é o uso de materiais e ligas avançadas, permitindo à nova transmissão ser a primeira usada em um carro da marca a dispensar o uso de componentes em ferro fundido.