A Ford apresentou hoje, em São Paulo, o seu novo motor 1.5 flex de três cilindros, leve e compacto, que vai estrear mundialmente no Brasil. Ele deverá equipar o novo EcoSport (facelift), que será apresentado no Salão de Buenos Aires, em junho. O novo motor segue a tendência de “downsizing” (diminuição da cilindrada e aumento da potência específica), com menor consumo de combustível e emissões.

O novo três cilindros da Ford é o motor com a maior potência específica do mercado (91,5 cv/litro) entre os modelos naturalmente aspirados. Com potência de 137 cv e torque de 16,2 kgfm com etanol, ele tem um desempenho superior ao de motores de quatro cilindros com maior cilindrada. Segundo a Ford, ele terá classificação A de eficiência energética no Conpet.

Com redução de 10% no peso em relação ao quatro cilindros, esse propulsor tem coletor de escape integrado, eixo balanceiro com mancais hidrodinâmicos, bomba de óleo variável, correia imersa em óleo e duplo comando variável e independente de válvulas (tecnologia TiVCT).

Também traz bobinas de ignição individuais para cada cilindro, velas de ignição centralizadas na câmara de combustão, tuchos hidráulicos com balancins roletados, virabrequim deslocado da linha de centro e sistema de partida a frio eletrônica Easy Start.

Leia mais na edição de junho da revista Motor Show.