Ford apresenta sistema que evita acidente com ciclistas

Ford apresenta sistema que evita acidente com ciclistas
Ford apresenta sistema que evita acidente com ciclistas

A Ford apresentou nesta terça um sistema que evita acidente que tem se tornado comum com o aumento do número de motos, bicicletas e patinetes nas ruas: a colisão causada pela abertura de porta de carros estacionados.


+ E-bike, a bicicleta elétrica da Jeep, chega em junho
+ Pré-venda do novo Duster tem patinete elétrico de brinde
+ Após perseguição, polícia apreende patinete “turbinado”

O “alerta de abertura de porta” emite sinais visuais e sonoros para quem está dentro e fora do veículo ao detectar que esse movimento pode gerar um acidente.

O sistema que evita acidente funciona por meio de sensores já usados nos carros da Ford para detecção de pontos cegos e frenagem automática, analisando a aproximação de veículos tanto pelo lado do motorista como do passageiro quando uma porta é aberta.

Ao detectar a possibilidade de uma colisão, ele soa um alarme e começa a piscar LEDs vermelhos instalados nas bordas do espelho retrovisor e na parte interna da porta, alertando quem passa.

Os engenheiros estão desenvolvendo também um mecanismo que impede temporariamente a abertura completa da porta do carro até o sistema identificar que não há ninguém no perímetro.

O motorista tem a opção de desativar manualmente esse recurso, se necessário. A tecnologia está sendo testada para atender diferentes mercados, tanto com volante à direita ou à esquerda, assim como diferentes configurações de vias e faixas.

“Rodar em ruas movimentadas é um desafio diário de segurança para ciclistas e usuários de patinetes em grandes cidades de todo o mundo, que precisam desviar de portas abertas dos carros”, diz Friederike Philipsenburg, engenheiro de arquitetura de veículos da Ford Europa. “O alerta de abertura de porta é uma das maneiras que estamos estudando para melhorar as vias para todos, sejam usuários de duas ou quatro rodas.”

Veja também

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ MasterChef: Fogaça compara prato com comida de cachorro
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Veja os carros mais vendidos em outubro
+ Baleia jubarte quase engole duas mulheres em caiaque; veja o vídeo
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel