Registros mais recentes do INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) mostraram uma boa surpresa com relação a Ford do Brasil: a marca pode ter uma nova versão do SUV Bronco na manga, e já fez seu devido registro de patente por aqui. Trata-se do Bronco New Energy, elétrico, que é um produto chinês com base no SUV tão tradicional da marca norte-americana. Bem recente, ele teve pré-venda aberta na China em outubro último, mas sua produção só foi iniciada agora em dezembro de 2025. Fresquinho… 

+Ford Bronco Sport 2025 mudou, mas onde? Confira todas as novidades do SUV

+Leapmotor C16 estreia em 2026 com luxo para seis e até 1.000 km de autonomia

Registro Ford Bronco New Energy no INPI – Foto: reprodução

Bronco chinês

Na realidade, o Bronco New Energy não é um fruto só da Ford, já que foi criado em parceria com sua aliada Jiangling Motors Corporation (JMC). Ele não tem nada a ver com os Bronco e Bronco Sport, mas repete a fórmula dos dois no design: é mais parrudo, quadradão, com estilo bruto e proposta off-road, com toda a linha equipada com tração nas quatro rodas. Tem direito, também, a estepe pendurado na tampa traseira e versões conhecidas nos seus irmãos norte-americanos, como a Badlands. 

PreviousNext

Grande…

Grande, ele supera bastante as medidas do nosso conhecido modelo Sport, passando dos 5 metros de comprimento e 2,95 m de entre-eixos. Tem ainda quase 2 metros de largura, com porta-malas de aproximadamente 500 litros, sem contar outros 160 litros do compartimento dianteiro, sob o capô das versões elétricas. De quebra, ele ainda mostra bons ângulos de ataque (30º) e saída (32º), com aproximadamente 22 cm de altura livre do solo, segundo informações oficiais.  

Ford Bronco New Energy – Foto: divulgação

…e potente

Ele conta com opções EREV, de tecnologia similar ao dos Leapmotor C10 oferecidos aqui no Brasil. Nela, um motor 1.5 turbo a gasolina opera debaixo do capô como gerador de energia, sem ligação com as rodas. Ele serve para alimentar baterias de tração com aproximadamente 44 kWh de capacidade que, essas sim, fazem funcionar os motores de tração, totalmente elétricos. Nessa configuração, o SUV soma 416 cv de potência, tem tração integral (um motor elétrico para cada eixo), e pode atingir os 1.220 km de autonomia (ciclo CLTC). 

Ford Bronco New Energy – Foto: divulgação

Mas, além dela, outra opção interessante é a 100% elétrica. Também com tração nas quatro rodas, ela usa dois motores elétricos, um para cada eixo, somando relevantes 445 cv de potência combinada. Apesar de grande e pesado, com mais de 2.500 kg na balança, o Bronco elétrico tem autonomia registrada de 650 km pelo ciclo chinês CLTC. Para isso, sua bateria de tração é enorme, com mais de 105 kWh. Como curiosidade, o componente é fornecido pela…BYD! 

Ford Bronco New Energy – Foto: divulgação

Tecnologias

Por enquanto, o Bronco New Energy é feito apenas na China, na planta de Nanchang. Por lá, tem versões recheadas com direito a grade iluminada, pneus off-road, pacote ADAS com mais de 30 funções, multimídia de 15,6 pol., head-up display interativo, compartimento refrigerado (mini-frigobar), 10 airbags, teto-solar panorâmico, sistema de som com 21 alto-falantes, e um design interno bem minimalista, típico dos SUVs eletrificados chineses.  

Ford Bronco New Energy – Foto: divulgação

Ford quer crescer no Brasil

A Ford do Brasil já adiantou que fará 20 lançamentos de produtos nos próximos dois anos. Dentre eles, é bem possível que o tal Bronco New Energy apareça de forma oficial por aqui, para fazer companhia ao seu irmão Sport. Isso, porém, não deve acontecer muito em breve: o SUV elétrico surgiu na China há pouco tempo, e o foco inicial é abastecer o mercado de lá primeiro. Depois, talvez entre os últimos meses de 2026 ou durante 2027, devemos ter o tal Bronco elétrico por aqui. No aguardo…