Ford completa 97 anos de produção no Brasil

0
1915

A Ford completou neste mês de maio os 97 anos da montagem da primeira unidade do Modelo T no Brasil. Pioneiro na fabricação em série no mundo, o modelo marcou também o início da indústria automobilística brasileira.

A montagem do Modelo T nacional começou em um galpão na região central da cidade de São Paulo, até que em 1921 a Ford construiu as primeiras instalações próprias no Brasil, na rua Sólon, no bairro paulistano do Bom Retiro. Mesmo após a construção da fábrica o processo de construção não mudou: os carros chegavam prontos dos Estados Unidos e eram apenas montados no País.

O recorde de vendas do Modelo T foi atingido em 1924, quando foram comercializadas 24.250 unidades do veículo no País. Marca que foi superada pela montadora somente nos anos 1960.


Depois do fim da produção do Ford pioneiro, em 1927, a marca seguiu com a montagem de carros de passeio, máquinas e utilitários, sempre com peças importadas. O primeiro Ford brasileiro, um caminhão F-600, saiu da linha de montagem em 1957 e tinha um índice de nacionalização de 40%. Já o primeiro carro, o Ford Galaxie, foi lançado apenas em 1966.