A Ford iniciou um projeto piloto, em parceria com a Hermes, empresa de encomendas do Reino Unido, que usa o veículo do cliente como ponto de entrega.

Nesse sistema, os pacotes são depositados diretamente no porta-malas do carro, que é aberto e fechado por meio do aplicativo FordPass.

+ Ford Maverick: prevista para 2022, picape é flagrada na Argentina em 2 versões
+ Ford e Walmart terão serviço de entregas com carros autônomos

De acordo com a Ford, além de facilitar a vida das pessoas que retornaram ao trabalho presencial e não estão mais em casa para receber as encomendas, o sistema atende quem está em home office e não quer ser interrompido para atender a porta.

PreviousNext

Como funciona?

Lançado este mês em áreas selecionadas do Reino Unido, o novo serviço permite entregas em veículos estacionados a até 300 metros do endereço residencial do cliente, excluindo estacionamentos de vários andares ou fechados. A ideia é ampliar o atendimento para outros endereços e incluir também a devolução de mercadorias no veículo.

Quando o entregador chega a 300 metros do destino, a localização exata do veículo do cliente é exibida no aplicativo da Hermes, que gera um token único para o destravamento do porta-malas. Se depois da entrega ele não conseguir trancar o veículo, este se trava automaticamente após certo tempo.

Todos os comandos remotos são ativados por permissões dadas pelo cliente via FordPass. Se o veículo estiver a mais de 300 metros do endereço indicado ou o pacote for muito grande para caber no porta-malas, a entrega é feita na residência.

A parceria da Ford com a Hermes nessa área inclui também um software inteligente que combina entregadores a pé e vans para entregas urbanas e um programa de pesquisa de veículos autônomos.

Assista ao vídeo abaixo: