Ford Crown Victoria troca V8 por V12 de tanque da 2ª Guerra; veja o vídeo

Com 27 litros de deslocamento, o Rolls-Royce Meteor é a versão para uso em terra do motor usado no caça Supermarine Spitfire

0
839
Ford Crown Victoria troca V8 por V12 de tanque da Segunda Guerra
Ford Crown Victoria troca V8 por V12 de tanque da Segunda Guerra

Celebrizado em jogos e nos filmes no papel de viatura ou táxi, o Ford Crown Victoria trazia sob o capô um respeitável motor 4.6 V8 de até 242 cv. Mas um grupo de suecos achou que seria uma boa ideia trocar o “veoitão” por um ainda mais impressionante Rolls-Royce Meteor, propulsor que na Segunda Guerra Mundial equipava o carro de combate britânico Cromwell.

+ Veja como um tanque da 2ª Guerra se tornou o caminhão de bombeiro mais extremo do mundo
+ Mercedes-Benz 1968 ganha motor e interior do Mercedes-AMG C 63 S
+ Solo, o curioso carro pra uma pessoa, tem sua grande chance com o coronavírus
+ O pai do Fusca também criou um tanque de guerra


Em um vídeo compartilhado pelo perfil “The Meteor Interceptor” no YouTube, é mostrado o momento em que o enorme motor V12 é ligado pela primeira vez no Ford Crown Victoria 2006, que em sua vida passada era uma viatura policial da Califórnia (EUA).

Chamar o motor da Rolls-Royce de enorme não é uma brincadeira. Com 27 litros de deslocamento, o Meteor é a versão para uso em terra do Merlin que equipava o caça Supermarine Spitfire no conflito mundial. Para baixar custos, utilizava componentes em aço no lugar do alumínio e reaproveitava inclusive componentes rejeitados para uso aeronáutico ou reciclados de aviões acidentados.

Originalmente com uma potência por volta de 550 cv, o Meteor usado no projeto “The Meteor Interceptor” ganhou sobrealimentação com dois turbos Borg Warner S500SX, com o objetivo final de obter a marca de 2.500 cv e 5160 Nm por volta de 3.400 rpm. Torque que, aliás, é 4,6 vezes maior do que o do motor que equipa a picape RAM 2500, a maior do mercado brasileiro.

Mais na Motor Show

+ Ford EcoSport irá ganhar novo visual na Índia
+ GM confirma nome Chevrolet Montana para novo rival da Fiat Toro
+ Enchente destrói carros 0km da Jeep e Dodge em pátio da fábrica
+ Avaliação: Chevrolet Camaro SS Coupé é o doce veneno da brutalidade
+ BMW cria protótipo do elétrico i3 com extensor de autonomia a etanol
+ Pedágios de rodovias de SP terão reajuste de 8,05% a partir de 1º de julho