13/12/2025 - 16:00
Lembra do Corcel? Sabia que ele tinha alma francesa? Pois é. A Renault e a Ford anunciaram mundialmente uma parceria para desenvolver tecnologias e novos carros elétricos das duas marcas a partir de 2028. A proposta mira modelos compactos e de custo mais baixo, voltados especialmente ao mercado europeu, para enfrentar a ofensiva das montadoras chinesas no continente. Os novos elétricos usarão uma plataforma criada pela Ampere, divisão especializada em EVs dentro do Grupo Renault.
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Ford e Renault já estiveram juntas nos anos 50
A parceria entre as duas montadoras não é novidade quando se olha para a história. No Brasil, Ford e Renault já estiveram unidas na década de 50, quando a Willys Overland, braço da Ford por aqui anos mais tarde, buscava ampliar sua linha de carros pequenos e econômicos. Em 1958, a empresa começou a produzir o Renault Dauphine sob licença. O compacto de quatro portas, sucesso europeu no pós-guerra, se encaixava perfeitamente no perfil das famílias brasileiras que começavam a entrar no mercado de automóveis.

Gordini era Renault vendido pela Willys
O acordo rendeu ainda o esportivo Willys Interlagos, lançado em 1961, e o Renault Gordini em 1962, ambos derivados do Dauphine, porém mais potentes e com apelo maior ao público jovem. Até então, a parceria se mantinha entre a Renault e a Willys, ainda sem participação direta da Ford.

Ford entrou na jogada em 1967
Isso mudou em 1967, quando a Ford do Brasil assumiu o controle da Willys-Overland do Brasil. Com isso, herdou todos os projetos em desenvolvimento, incluindo o que daria origem ao Ford Corcel. O modelo nasceu de um estudo avançado baseado na plataforma e na mecânica do Renault 12, já preparado pela engenharia da Willys antes da aquisição. Coube à Ford definir o estilo e os acabamentos do carro, mantendo a essência técnica francesa.

Corcel estreou como Ford
No fim de 1968, o Salão do Automóvel apresentou aos brasileiros o novo Ford Corcel. Embora tivesse design influenciado pelos norte-americanos, sua estrutura e conjunto mecânico eram essencialmente Renault: motor, câmbio, suspensão, direção e freios. A carroceria, porém, trazia toques da Ford, criando uma mistura que marcou época. E deu muito certo: o Corcel fez família própria (sedan Del Rey, perua Belina e picape Pampa), e seu último parente foi sair de linha só em meados dos anos 90.

A história se repete…
Agora, mais de meio século depois, a história se repete. Em 2028, os pequenos Ford elétricos deverão seguir um caminho parecido: engenharia e plataforma francesas, estilo norte-americano. Um déjà-vu automobilístico que mostra como alianças estratégicas podem atravessar gerações. É a história se repetindo nos moldes do passado!
