Ford e Volkswagen estudam “aliança estratégica”

As duas empresas deverão se unir para o desenvolvimento de projetos conjuntos

Volkswagen

A Ford Motor Company e o Grupo Volkswagen anunciaram na tarde desta terça-feira (19) a assinatura de um Memorando de Entendimentos e o início de estudos para a criação de uma “aliança estratégica” entre as duas empresas.

Sem dar maiores detalhes sobre a parceria, uma nota divulgada pelas duas montadoras ressalta que a aliança estudada pela Ford e a Volkswagen não envolve acordos acionários. As duas empresas deverão se unir para o desenvolvimento de projetos conjuntos, dentre os quais uma nova linha de veículos comerciais.

“Essa potencial aliança com o Grupo Volkswagen é mais um exemplo de como podemos nos tornar mais ajustados como negócio, criando ao mesmo tempo um portfólio global de produtos vencedores e expandindo nossas capacidades”, afirmou na nota o presidente de Mercados Globais da Ford, Jim Farley. Diretor de Estratégia do Grupo Volkswagen, Thomas Sedran afirmou no mesmo comunicado que “a potencial colaboração industrial com a Ford é vista como uma oportunidade para melhorar a competitividade global das duas companhias.”

Na Argentina e no Brasil, Ford e Volkswagen já estiveram unidas em uma joint venture entre o final dos anos 1980 e meados dos anos 1990. A união — que diferente da nova parceria em estudo envolvia acordos acionários — resultou na união das operações das duas montadoras e no desenvolvimento de modelos como o Ford Versailles (um VW Santana da empresa do oval azul) e o VW Apollo (um Ford Verona da marca alemã).