A Ford entregou oficialmente a fábrica de Camaçari para o Estado da Bahia nesta quarta-feira, 4, que agora deve ser utilizada pela BYD.

“Esse contrato segue a legislação estadual existente. Com isso, a Ford e o Governo do Estado da Bahia dão um passo definitivo para a utilização da planta de Camaçari para gerar crescimento econômico e social para a comunidade baiana”, afirmou a montadora em nota.

Vale lembrar que a Ford ficou no local entre 2001 e 2021, onde produzia modelos como o Ka e EcoSport.

+ BYD supera Ford e já é a quarta maior montadora do mundo
+ BYD Dolphin ganha opções com mais potência e novos acabamentos

BYD deve assumir local

A medida concede a possibilidade de que BYD assuma o local. A chinesa anunciou em julho uma fábrica de veículos elétricos em Camaçari. A cidade receberá o aporte de R$ 3 bilhões e a geração de cerca de 5 mil empregos.

BYD – Crédito: Divulgação/Governo da Bahia/Feijão Almeida

O investimento revelado corresponde no que a companhia chama de “primeira fase do projeto”. A previsão é de a planta entregue o primeiro veículo no último trimestre de 2024.

Carros BYD – Crédito: Divulgação/Governo da Bahia/Feijão Almeida

O complexo tecnológico vai produzir chassis de ônibus elétricos, caminhões elétricos e carros de passeio (elétricos e híbridos).

“Nosso plano é criar o mais avançado carro elétrico aqui na Bahia. Nosso sonho é tornar a Bahia o centro da inovação e da alta tecnologia”, afirmou Stella Li, vice-presidente global da BYD, em coletiva de imprensa, à época.

Stella Li, vice-presidente global da BYD – Crédito: Divulgação/Governo da Bahia/Feijão Almeida

Vale destacar que a lista de carros de passeio da BYD comercializados no Brasil inclui os elétricos Dolphin EV, Seal, Tan EV, Han EV e Yuan Plus EV, além do híbrido Song Plus DM-i.