A Ford deu uma renovada em sua picape mais vendida e famosa do mundo, a F-150. A novidade pode ser adquirida no mercado brasileiro a partir desta segunda-feira, 26, por meio do programa de pré-venda.

A linha, que adotou mudanças no visual, tecnologia e equipamentos, é oferecida em duas novas versões topo e que substituem a antiga Platinum (Lariat e Lariat Black), ambas com motor V8 e com diferenças no estilo de acabamento.

Enquanto a Lariat tem perfil mais clássico e com itens cromados, a Lariat Black traz peças em preto brilhante de apelo esportivo. O preço para as duas configurações é o mesmo: R$ 519.990 – o mesmo cobrado no modelo anterior (Platinum).

Ford F-150 – Crédito: Divulgação

Visual

A grade recebeu duas barras horizontais, seja com acabamento cromado na versão Lariat ou em preto brilhante na Lariat Black. O padrão se repete nos retrovisores, maçanetas e nas novas rodas de 20”. Já os para-choques são cromados na Lariat e na cor da carroceria na Black.

Vale destacar que a F-150 atualizada será o primeiro modelo a exibir o novo logotipo oval da Ford, com friso e letras brancas em vez do tradicional cromado. O emblema, aplicado na grade dianteira, é mais um item de personalização dos modelos, com fundo azul na Lariat e em preto na Black.

O escapamento com ponteiras duplas é um dos detalhes esportivos da configuração Black.

Ford F-150 – Crédito: Divulgação

A nova F-150 está disponível em seis cores: Vermelho Zadar, Cinza Torres, Cinza Avalanche, Preto Vesúvio, Branco Nur e Azul Mônaco.

Ela também pode ser personalizada com uma linha de acessórios originais, composta por itens como: santantônio, capota elétrica e de lona, spoiler da cabine, barraca de camping, caixas organizadoras, suporte para bicicletas e adesivos.

Ford F-150 – Crédito: Divulgação

Tampa multiacesso

As novas lanternas traseiras da picape seguem o grafismo dos faróis e introduzem um recurso exclusivo: um sensor de carga com luzes de LED que indicam o peso embarcado na caçamba. O sistema funciona por meio de um sensor na suspensão e o peso é calculado por algoritmos.

Ford F-150 – Crédito: Divulgação

Outra novidade é a tampa da caçamba multiacesso, chamada Pro Access, que pode ser aberta tanto da forma tradicional como lateralmente. Junto com o novo degrau embutido no para-choque, ela torna o acesso ao compartimento de carga mais fácil, principalmente quando o veículo é usado com reboque, promete a marca.

Interior 

Ford F-150 – Crédito: Divulgação

Por dentro, ela ganhou novas cores e materiais de acabamento, além de um “head-up display” que projeta informações para o motorista no para-brisa.

Ford F-150 – Crédito: Divulgação

O painel tem um novo formato e conecta o painel de instrumentos à central multimídia, ambos com tela de 12”. A manopla do câmbio é rebatível e permite transformar o console numa mesa de apoio.

+ Ford altera planos para elétricos, atrasa picape e cancela SUV; entenda momento
+ Ford se reinventa no Brasil, agora como hub de inovação e… emoção

Motor

Ford F-150 – Crédito: Divulgação

A nova F-150 recebeu de série o pacote off-road FX4, composto por´protetores metálicos e suspensão com tunagem especial para fora de estrada, e tanque estendido de 136 litros com autonomia de mais de 1.000 km.

O motor segue com o V8 5.0, que despeja 405 cv e torque de 56,7 kgfm. Com o conjunto, a picape acelera de 0 a 100 km/h em 7,1 segundos. A transmissão é automática de dez velocidades. O veículo tem tração 4×4, com as opções “high”, “low” ou automática, e bloqueio do diferencial eletrônico.

Seu engate de reboque, com capacidade de 3.492 kg, já vem com preparação elétrica, controle de freio e de oscilação e o exclusivo assistente de reboque Pro Trailer.

Segurança e conectividade

As tecnologias de segurança da F-150 englobam: oito airbags, piloto automático adaptativo com stop & go, assistente de manutenção e centralização de faixa, assistente autônomo de frenagem e detecção de pedestres, assistente de manobras evasivas, assistente de descida, assistente em cruzamentos, monitoramento de ponto cego com cobertura de reboque, câmera traseira com detecção de objetos e farol alto automático.

A central multimídia SYNC 4, de última geração, tem conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay e permite acessar vários recursos, como a iluminação 360 graus, os assistentes de segurança e o manual do proprietário digital. A conectividade embarcada permite que 75 módulos do veículo recebam atualizações “over the air”.

A picape vem equipada ainda com: câmera 360 graus, ajuste elétrico com memória dos bancos, volante e pedais, sistema de som premium da B&O com 14 alto-falantes, compartimento com chave sob o banco traseiro e caçamba com protetor spray-in de alta durabilidade, nicho com trava, iluminação LED e tomada de 110 V.

Ford F-150 – Crédito: Divulgação