10/02/2023 - 13:00
Após mais de quatro décadas na liderança do mercado norte-americano (há 41 anos é o carro mais vendido localmente), a Ford F-150 debutou no Brasil acima da Maverick e da Ranger. Oferecida nas versões Lariat e Platinum (os preços não foram divulgados), ela concorre tanto com a Ram 1500 Rebel quanto com a Chevrolet Silverado, a qual chegará ainda neste ano.
O visual imponente exibe os faróis/lanternas verticais, o capô elevado e as rodas de 20” com pneus Hankook de medidas 275/65. Ao aplicar uma estrutura de aço e liga de alumínio militar de alta resistência, a décima quarta geração do utilitário da Ford ficou 200 kg mais leve, assim como melhorou em 29% a rigidez frontal e 5,8% a torsional.
As grandes dimensões revelam 5,880 m de comprimento, 2,090 m de largura, 1,960 m de altura e espaçosos 3,675 m de entre-eixos – a Ford Ranger Limited, por exemplo, possui 5,354 m, 1,860 m, 1,848 e 3,220 m, respectivamente, para comparar.
+ Avaliação: Ford Maverick Lariat FX4 no uso diário
+ Avaliação: É possível usar o Ford Mustang Mach 1 no dia a dia?
+ Avaliação: Ford Ranger Black é pra quem não usa 4×4. Vale a pena?
+ Compra do Ano 2023/SUV 4×4: Ford Bronco Sport
Sala de estar
A Lariat e a Platinum se diferenciam pelas nuances dos acabamentos, sendo o exterior da primeira transmitindo uma pegada mais esportivada. E o mesmo ocorre no habitáculo, com a habitabilidade em preto/vermelho na Lariat e em tons terrosos na Platinum.
Luxuosa, oferta generosos bancos frontais com aquecimento/ventilação, o quadro de instrumentos totalmente digital de 12”, os pedais de freio/acelerador e a coluna de direção ajustáveis eletricamente e a F-150 inaugurou em nosso mercado o multimídia SYNC 4 com Android Auto/Apple CarPlay sem fio. O áudio assinado pela B&O é composto por oito alto-falantes na Lariat, enquanto são 16 na Platinum, com caixas de som integradas e escondidas nos encostos de cabeça dianteiros.
Outras particularidades estão no painel dividido e na alavanca seletora de marchas rebatível eletricamente abrindo espaço para uma mesinha. Quem viaja atrás dispõem de aquecimento no assento e muito espaço para as pernas/joelhos por conta dos 3,675 m de entre-eixos. Uma sala de estar sobre quatro rodas, sendo essa medida superior ao da Ram 1500 Rebel (3,672 m).
Igual a Ford Maverick, sob o assento traseiro há um espaço com divisórias para acomodar pequenos objetos. O diferencial entre elas está na possibilidade de ser trancado por chave na F-150. O interior ainda traz o teto solar panorâmico, as entradas USB-A/USB-C e tomadas de 110V.
A caçamba tem proteção Spray-In para evitar riscos ou arranhões e tem capacidade volumétrica de 1.370 litros e de carga de 728 kg (681 kg na Platinum) – na Ram 1500 Rebel de 1.200 litros (mais 103,4 litros em cada compartimento lateral Ram Box) e 610 kg, na ordem. O acesso ao compartimento de cargas da Ford F-150 é auxiliado pela escada escondida na tampa da caçamba com apoio para as mãos.
Oito cilindros em “V” e itens de segurança
Sob o capô, o propulsor V8 5.0 Coyote naturalmente aspirado possui a mesma construção base do Mustang e vai atrelado ao câmbio automático de dez marchas para entregar 405 cv a 6.000 rpm de potência e torque de 556 Nm (56,7 kfm) a 4.250 rpm permitindo ir aos 100 km/h em 7,1 segundos. Na Ram 1500 Rebel, o V8 5.7 entrega 400 cv a 5.600 rpm e os mesmos 56,7 kgfm, só que na faixa de 3.950 rpm.
As suspensões frontais da Ford F-150 adotam uma arquitetura independente Double Wishbone e por feixe de molas na traseira ao passo que a tração possui os modos 4×2, 4x4H, 4x4L e 4x4A. Também há os modos de condução Eco, Normal, Esportivo, Escorregadio, Neve Intensa/Areia, Lama/Terra, Rocha/Avanço Lento, Rebocar/Transportar, além do assistente Pro-Trailer capaz de auxiliar o condutor nas manobras com reboque.
A Ford equipou a F-150 com um tanque estendido de 136 litros garantindo um alcance máximo de mais de 1.000 km. A picape possui sistema Start-Stop (desliga o motor durante breves paradas em prol da redução no consumo e na emissão de poluentes) e, segundo o fabricante, o consumo declarado é de 6,3 km/l na cidade e de 8,6 km/l na estrada. Lá fora, a variante elétrica Ford F-150 Lightning entrega 570 cv de potência e brutos 107,14 kgfm de torque indo aos 100 km/h em cinco segundos, enquanto o alcance é de até 514 km (EPA).
Em segurança, o pacote oferta oito airbags (frontais, laterais, cortina e de joelhos), controlador de velocidade adaptativo com Stop&Go, assistente de manutenção/centralização em faixas, frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres, monitoramento de pontos-cegos com cobertura do reboque, câmeras de 360º/iluminação 360º da mesma forma que os assistentes de manobras evasivas, de descida e de cruzamento.
Em breve, teremos a oportunidade de andar na novidade e fique ligado no site da Motor Show para conferir as nossas primeiras impressões.
MAIS NA MOTOR SHOW:
+ Nissan Sentra, que chega em março, tem mais informações reveladas
+ SUVs mais vendidos: motivos pra comprar (e pra não comprar)
+ Quais são os SUVs 0 km mais vendidos em 2023? Confira o ranking
+ Nova Chevrolet Montana: picape faz até 13,6 km/l
+ Fórmula 1: Alfa Romeo mostra novo visual de seu carro para 2023
+ Veja qual é o significado dos códigos de erro nos painéis dos Chevrolet
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos – SUVs médios: Chevrolet Equinox vs. Jeep Compass
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos: Honda City Sedan vs. Chevrolet Onix Plus
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos: Honda HR-V vs. Volkswagen T-Cross
+ Comparativo de Carros Elétricos: Peugeot e-208 GT vs. Mini Cooper SE vs. Fiat 500e vs. Renault Zoe
+ Nova Ford F-150 é exibida antes de seu lançamento no Brasil
+ Produção de veículos aumenta 5% em janeiro, diz Anfavea
+ Honda lança Biz 125 2023 com nova opção de cor por R$ 13.110
+ IPVA SP 2023: veja quando começa o pagamento da 2ª parcela
+ Teste rápido: novo Volkswagen Virtus 2023 é o Voyage perfeito
+ VW Virtus ganha reestilização com novas versões; veja os preços
+ Carro por assinatura vale a pena? Confira um guia completo com preços, vantagens e desvantagens
+ Confira quais são os 10 carros flex a combustão mais econômicos
+ JAC lança o elétrico E-JS1 na versão furgoneta por R$ 159.900
+ Teste Rápido: Nova Chevrolet Montana Premier surpreende