Recém-lançada no mercado australiano, a nova geração do Ford Focus RS já causa polêmica no país oceânico. O motivo? O Drift Mode, sistema que altera a distribuição de torque entre as rodas para facilitar (e tornar mais segura) a realização das derrapagens controladas.

O Pedestrian Council of Australia, organização sem fins lucrativos que defende a segurança dos pedestres no país, exigiu que a Ford faça um recall para desativar o Drift Mode nos carros vendidos por lá. A alegação é de que o sistema pode incentivar a prática do drift em vias públicas, algo que é considerado ilegal na legislação de trânsito local.

De acordo com o site de notícias News.com.au, a montadora já se posicionou de maneira contrária à desativação do Drift Mode, alegando que o sistema é projetado para uso em pista e que o comprador recebe um aviso no painel a respeito disso.

Mais potente Focus de produção, o novo RS é também o primeiro da linha com sistema de tração integral. O carro está equipado com um motor 2.3 EcoBoost de 350 cv e até 48 kgfm de torque e um câmbio manual de seis marchas. Com velocidade máxima de 266 km/h, faz de 0 a 100 km/h em apenas 4,7 segundos.