14/12/2022 - 11:56
O Ford GT recebeu a sua versão final preparada exclusivamente para as pistas: o Mk IV 2023.
O modelo conta com o motor EcoBoost biturbo especialmente projetado, com mais de 800 cv de potência, transmissão de corrida, carroceria alongada de fibra de carbono e suspensão exclusiva Adaptive Spool Valve (ASV), da Multimatic.
+ Superesportivo Ford GT tem edição limitada em tributo a Le Mans
+ Ford GT ganha edição limitada Alan Mann Heritage
+ Conheça o Ferrari VGT, esportivo feito para o game Gran Turismo 7
+ Porsche 911 Dakar: esportivo tem altura maior em relação ao solo
+ Superesportivo off-road: novo Lamborghini Huracán Sterrato é revelado
Desenvolvimento
“Assim como o modelo original, novo Ford GT Mk IV foi criado para desempenho máximo na pista”, diz Mark Rushbrook, diretor global da Ford Performance Motorsports, em nota divulgada.
E completa: “com um nível ainda mais alto de engenharia e carroceria de fibra de carbono impressionante, completamente nova e funcional, ele é uma despedida digna do supercarro de terceira geração.”
Serão apenas 67 unidades do Ford GT Mk IV, construídas artesanalmente nas instalações da Multimatic em Ontário, no Canadá. Vale ressaltar que esse número é uma homenagem ao ano em que o carro original venceu as 24 Horas de Le Mans.
Mercado
O preço? A partir de US$ 1,7 milhão (cerca de R$ 9 milhões em conversão direta). Para comprá-lo, os interessados deverão se inscrever pelo site da marca. O anúncio dos clientes selecionados será feito no primeiro trimestre de 2023, assim como o início das primeiras entregas.
História
O Ford GT Mk IV de 1967 foi redesenhado do zero, inspirado na vitória do GT Mk II, que conquistou os três primeiros lugares do pódio nas 24 Horas de Le Mans de 1966.
Aproveitando os avanços no desenvolvimento de materiais, os engenheiros da Ford e da Kar Kraft criaram um novo chassi leve, usando uma construção de alumínio do tipo casa de abelha e uma carroceria mais aerodinâmica, que foi batizado de “J-Car”, por ser construído dentro das novas regras do Apêndice J da FIA.
Combinado com o motor Ford V8 427, de 7 litros, e uma transmissão especial com sistema próprio de resfriamento que despejava a potência nas rodas traseiras, o Ford GT Mk IV 1967 era 9 polegadas mais longo e construído especificamente para as corridas globais de resistência. Ele voltou a vencer em Le Mans naquele ano, assim como em 1968 e 1969.
MAIS NA MOTOR SHOW:
+ Pioneer lança três subwoofers, de 8, 10 e 12 polegadas; conheça
+ Novo Aveo: confira o visual do hatch da Chevrolet
+ Preço médio da gasolina no Brasil cai pela 3ª semana consecutiva
+ Carro por assinatura vale a pena? Confira um guia completo com preços, vantagens e desvantagens
+ Saiba mais detalhes da Nova Chevrolet Montana
+ Câmbio automático: quando preciso trocar o filtro?
+ Honda X-ADV 2023: com nova cor, scooter fica quase R$ 10 mil mais cara
+ IPVA 2023: calculadora mostra quanto você vai pagar no imposto; acesse
+ Lei da cadeirinha: veja as novas regras para o transporte de crianças
+ Veja qual é o significado dos códigos de erro nos painéis dos Chevrolet
+ Onix Plus é o sedã 0km mais vendido em 2022; confira o ranking
+ Volkswagen Jetta GLI 2023 agrega mais tecnologia na linha 2023
+ Comparativo de Carros Elétricos: Peugeot e-208 GT vs. Mini Cooper SE vs. Fiat 500e vs. Renault Zoe
+ Comparativo: Jeep Commander vs. Caoa Chery Tiggo 8
+ SUVs mais vendidos: motivos pra comprar (e pra não comprar)
+ MPF entra com ação contra a Jeep por 22 problemas no Compass
+ Jeep faz recall de Renegade, Compass e Commander; veja os detalhes
+ Avaliação: o Chevrolet Tracker Premier é uma boa compra?