A Ford iniciou um programa de testes da E-Transit, versão elétrica da van, nos Estados Unidos, em parceria com frotistas que vão rodar com unidades de pré-produção do veículo antes da sua comercialização no mercado local, no início de 2022.

Segundo a montadora, as empresas participantes são de diferentes segmentos, desde locação, entregas, serviços e manutenção até telecomunicação e concessionárias. Além de testar o desempenho da van elétrica, elas poderão identificar as melhores rotas e experimentar as soluções de carregamento e gerenciamento da frota desenvolvidos pela Ford Pro, nova divisão de veículos comerciais da marca, que este ano iniciou suas operações também no Brasil.

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“Nossos clientes estão nos dizendo que têm objetivos ambiciosos de sustentabilidade e redução das emissões de carbono na sua frota com a integração de veículos elétricos”, diz Ted Cannis, CEO da Ford Pro, em nota divulgada.

A Ford desenvolveu também ferramentas de software para otimizar a operação da E-Transit, usando o sistema de conectividade Ford Pro E-Telematics. Além de fornecer informações dos veículos em tempo real, como autonomia, alertas, monitoramento e histórico de carga, ele permite rastreamento, configurações e programação da bateria para economizar energia e maximizar o alcance.

Já o sistema Ford Pro Charging conta com ferramentas para a recarga do veículo, seja em rede doméstica, pública ou da própria empresa, de acordo com as necessidades operacionais da frota. Se o motorista recarrega o veículo à noite em casa, por exemplo, o sistema gera relatórios para simplificar o reembolso.

Para carregamento público, a Ford dispõe de uma rede, a BlueOval Charge Network, com mais de 19.500 estações e 63.000 plugues em todo o país. Para recarga nas empresas, ela desenvolveu equipamento e software de monitoramento que evitam o custo maior de energia nos horários de pico.

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