PreviousNext

O hatch Ford Ka e o sedã Ford Ka+ levaram nota zero na última bateria de testes de colisão realizados pelo Latin NCAP, cujos resultados foram divulgados nesta quarta-feira (25). Depois do Chevrolet Onix, o Ka é o segundo brasileiro a ficar sem estrelas na avaliação desde 2016, quando o órgão independente passou a realizar também o crash-test lateral.

Esta é a segunda vez que o modelo da Ford é avaliado pelo Latin NCAP. Na primeira, em novembro de 2015, o sedã compacto passou apenas pelo teste de impacto frontal e levou quatro de um total de cinco estrelas. E o bom resultado iria se repetir na bateria mais recente de testes, não fosse o mau desempenho do modelo no crash-test lateral. A ausência de airbags e reforços estruturais nas laterais permitiram a “alta penetração da barreira móvel” e até a abertura da porta traseira do lado do impacto.

A falha na proteção dos passageiros a impactos laterais também foi o responsável pela nota zero do Chevrolet Onix. Também avaliados desde o início de 2016, os Fiat Mobi e Palio (uma estrela) e Peugeot 208 (duas estrelas) tiveram desempenho um pouco superior, mas ainda longe do ideal. Vale lembrar que, diferente da Europa, onde o crash-test faz parte do processo de homologação de um novo modelo, a legislação brasileira não exige a realização obrigatória dos testes de colisão.

Confira abaixo o vídeo dos testes do Latin NCAP: