A Ford, por meio de sua divisão de veículos comerciais da marca, a chamada Ford Pro, vai participar da feira LAAD Defence & Security 2023, realizada de 11 a 14 de abril no Riocentro, no Rio de Janeiro.

Para o evento, a marca oval azul vai exibir modelos especiais da Ranger e da Transit, modificadas para uma viatura de polícia e ambulância. Mas a novidade fica por conta da Transit Chassi, que será lançada no segundo semestre, em uma versão implementada com baú e equipada como centro de comando móvel.

Vale ressaltar que o evento é restrito a autoridades (Exército, Marinha, Aeronáutica, Polícia Militar, Bombeiros e Polícia Civil), além de empresas do setor e delegações de mais de 130 países.

“Trabalhamos em estreita parceria com os clientes e modificadores para desenvolver veículos que atendam as suas reais necessidades, com foco nos requisitos de desempenho, durabilidade e qualidade final”, diz Matias Guimil, gerente de Estratégia e Produto de Veículos Comerciais da Ford, em nota divulgada.

+ Camaro é transformado em viatura da polícia civil de SC
+ Polícia Civil de São Paulo avalia elétrico BYD D1 de 371 km de autonomia
+ Viaturas da polícia de SP terão câmeras para identificar carros roubados
+ Picape policial elétrica? Conheça a Ford F-150 Lightning Pro SSV

Confira abaixo mais dos veículos.

Ranger Polícia

Ford Ranger Polícia – Foto: Divulgação

A Ranger de polícia tem como base a versão Limited, com motor 3.2 e tração 4×4. Como novidade, ela possui uma cela intermediária humanizada isolada na segunda fileira, com bancos, portas e piso revestidos em ABS lavável, capacidade para dois ocupantes, cinto de segurança de três pontos e ar-condicionado independente.

A caçamba engloba um compartimento para equipamentos e cela com capacidade para transportar quatro ocupantes com ar-condicionado. Ambas as celas dispõem de sistema de monitoramento por câmeras e áudio.

Além de proteção balística, a lista de equipamentos inclui: suportes para armas, farol de beco e tecnologia de sinalização que permite a sincronização com outros veículos. Ela possui também uma sirene de baixa frequência, emitindo uma vibração que pode ser sentida pelo motorista da frente mesmo se estiver com os vidros fechados e o som interno alto.

Transit Ambulância

Ford Transit Ambulância – Foto: Divulgação

A Transit, por sua vez, foi transformada em ambulância, montada em um furgão longo com teto alto. Ela segue os requisitos do novo descritivo do SAMU, com dois bancos dos atendentes voltados para frente com cinto de segurança de três pontos, maca biarticulada de alumínio e sistema de monitoramento com câmeras internas e externas que permite gravação, acesso remoto e telemetria.

O sistema de comunicação inclui o semáforo da vida, que possibilita ao médico informar ao motorista as condições do paciente para mudar o modo de condução.

O ar-condicionado tem um sistema de purificação com luz ultra-violeta, bio-safety. Entre outros recursos, ela também agrega aprimorados de isolamento acústico, climatização, iluminação, armários, prancha de resgaste, sistema de oxigênio e sistema acústico com dois alto-falantes de 100 W e megafone.

A nova sinalização em LED, assim como na Ranger de polícia, permite a sincronização com outros veículos.

Transit Chassi – Centro de Comando Móvel

PreviousNext

Para um centro de comando móvel, a Ford transformou uma Transit Chassi, que chega ao mercado no segundo semestre de 2023. Trata-se de uma unidade de inteligência para suporte da polícia.

Ela tem um mastro telescópico com faróis de LED e câmera móvel com visão de 360 graus, zoom de 42x, visão noturna e estabilização de imagem. Há também três câmeras nas laterais e na frente do veículo, todas com sistema de reconhecimento facial e de placas.

O seu baú, em alumínio, tem interior do tipo escritório, com mesas, quatro cadeiras, duas telas de 43 polegadas, ar-condicionado, área de café, frigobar, armários e tomadas de 110/220 V. O acesso é feito por reconhecimento facial, digital, código ou cartão, com auxílio de estribo elétrico.

MAIS NA MOTOR SHOW:

+ Avaliação: Corolla Cross Híbrido 2.0 tem 197 cv e humilha o brasileiro com freio eletrônico e muito mais
+ SUVs mais vendidos: motivos pra comprar (e pra não comprar)
+ Carro Usado: Renault Sandero R.S. é esportivo “popular” raro, que vai além da fantasia
+ Veja qual é o significado dos códigos de erro nos painéis dos Chevrolet
+ Avaliação: “ex-sedã”, Peugeot 408 volta como um crossover e tanto; já aceleramos a versão elétrica
+ Vendas de carros elétricos crescem mais do que número de carregadores
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos – SUVs médios: Chevrolet Equinox vs. Jeep Compass
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos: Honda City Sedan vs. Chevrolet Onix Plus
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos: Honda HR-V vs. Volkswagen T-Cross
+ Comparativo de Carros Elétricos: Peugeot e-208 GT vs. Mini Cooper SE vs. Fiat 500e vs. Renault Zoe
+ Novo Nissan Sentra Exclusive começa a ser vendido nas lojas
+ 20 anos do carro flex: VW vendeu 8 milhões de unidades com a tecnologia
+ Nova moto acessível à vista no Brasil? Avelloz deve lançar 125 cc
+ Com fábricas paralisadas, vendas de carros usados aumentam 32%
+ HB20 desbanca Onix e assume liderança nas vendas de carros de passeio
+ Vendas de veículos 0km crescem 16%, mas não refletem a realidade
+ Avaliação: BWM iX3 é primeiro chinês da marca no Brasil, e não há nada de errado nisso (mas prefira o híbrido)
+ Ram 1500 REV: nova picape elétrica é revelada no Salão de Nova York
+ Novo Fiat Ducato ganha motor atualizado e mais econômico