A Ford finalmente lança no Brasil a versão manual do seu fenômeno Ford Mustang. Aguardada há meses, ela vem como uma edição limitada de 200 unidades, todas na mesma configuração e sem opcionais, por R$ 600 mil. Esse valor é R$ 51 mil maior que o da versão GT Performance automática.  

Ford Mustang GT Performance Manual – Foto: Ford/divulgação

Além do terceiro pedal (o da embreagem) e da alavanca que controla as seis marchas manuais, a nova versão, traz uma plaqueta identificando o número da unidade no console central (as 200 são numeradas). Por fora, faixas pretas, detalhes em vermelho, rodas de liga-leve aro 19 pintadas de bronze e emblemas também na cor bronze. A cabine tem bancos Recaro estilo “concha” exclusivos.  

Ford Mustang GT Performance Manual – Foto: Ford/divulgação

V8 mais potente

O motor V8 5.0 Coyote é o mesmo, porém está recalibrado para render 492 cv de potência, versus 488 cv da versão automática. O torque continua abundante: 58 mkgf, totalmente despejado nas rodas traseiras, através da caixa manual Getrag MT-82 D4, de seis marchas. 

A Ford fala em 4,3 segundos na aceleração de 0 a 100 km/h, com velocidade máxima de 250 km/h, exatamente os mesmos números da GT Performance com câmbio automático de 10 marchas.  

Ford Mustang GT Performance Manual – Foto: Ford/divulgação

Funcionalidades exclusivas

Porém, há algumas funcionalidades exclusivas do GT Performance Manual: uma permite realizar as trocas de marchas sem tirar o pé do acelerador (Flatshift), e outra faz uma espécie de punta-tacco automaticamente (chamada de “Rev Match”). Controle eletrônico de largada, aquecimento dos pneus traseiros por line-lock e o famoso freio de mão eletrônico por alavanca, para permitir manobras de drift, continuam de série no esportivo.  

Ford Mustang GT Performance Manual – Foto: Ford/divulgação

Equipamentos

Ainda na lista de equipamentos, suspensão ativa Magnaride, freios Brembo, conjunto óptico full-LED, soleiras das portas com iluminação, volante com aquecimento, iluminação ambiente configurável, retrovisor interno fotocrômico, ar-condicionado digital automático dual zone, painel de instrumentos digital configurável de 12,4”, multimídia de 13,2” com GPS embarcado, sistema de som Bang & Olufsen, 7 airbags, alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa, assistente de permanência na faixa, assistente de manobras evasivas, farol alto com comutação automática, monitores de ponto-cego, alerta de tráfego cruzado traseiro e mais.  

PreviousNext

Quem comprará?

A Ford dá preferência para alguns públicos específicos adquirirem as 200 unidades do Mustang manual. No topo da pirâmide, estão os atuais proprietários do esportivo, que terão prioridade máxima para comprar a nova versão. Em seguida, vêm os proprietários de outros modelos da marca. Depois, os exemplares remanescentes serão disponibilizadas para o grande público.  

Ford Mustang GT Performance Manual – Foto: Ford/divulgação

As entregas das 200 unidades estão previstas para começarem em julho, e três cores estão disponíveis: Branco Ártico, Cinza Torres e Prata Astúrias. Lembrando que são 55 concessionárias Ford pelo Brasil que lidam com o Mustang.