05/05/2025 - 11:54
A Ford finalmente lança no Brasil a versão manual do seu fenômeno Ford Mustang. Aguardada há meses, ela vem como uma edição limitada de 200 unidades, todas na mesma configuração e sem opcionais, por R$ 600 mil. Esse valor é R$ 51 mil maior que o da versão GT Performance automática.

Além do terceiro pedal (o da embreagem) e da alavanca que controla as seis marchas manuais, a nova versão, traz uma plaqueta identificando o número da unidade no console central (as 200 são numeradas). Por fora, faixas pretas, detalhes em vermelho, rodas de liga-leve aro 19 pintadas de bronze e emblemas também na cor bronze. A cabine tem bancos Recaro estilo “concha” exclusivos.

V8 mais potente
O motor V8 5.0 Coyote é o mesmo, porém está recalibrado para render 492 cv de potência, versus 488 cv da versão automática. O torque continua abundante: 58 mkgf, totalmente despejado nas rodas traseiras, através da caixa manual Getrag MT-82 D4, de seis marchas.
A Ford fala em 4,3 segundos na aceleração de 0 a 100 km/h, com velocidade máxima de 250 km/h, exatamente os mesmos números da GT Performance com câmbio automático de 10 marchas.

Funcionalidades exclusivas
Porém, há algumas funcionalidades exclusivas do GT Performance Manual: uma permite realizar as trocas de marchas sem tirar o pé do acelerador (Flatshift), e outra faz uma espécie de punta-tacco automaticamente (chamada de “Rev Match”). Controle eletrônico de largada, aquecimento dos pneus traseiros por line-lock e o famoso freio de mão eletrônico por alavanca, para permitir manobras de drift, continuam de série no esportivo.

Equipamentos
Ainda na lista de equipamentos, suspensão ativa Magnaride, freios Brembo, conjunto óptico full-LED, soleiras das portas com iluminação, volante com aquecimento, iluminação ambiente configurável, retrovisor interno fotocrômico, ar-condicionado digital automático dual zone, painel de instrumentos digital configurável de 12,4”, multimídia de 13,2” com GPS embarcado, sistema de som Bang & Olufsen, 7 airbags, alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa, assistente de permanência na faixa, assistente de manobras evasivas, farol alto com comutação automática, monitores de ponto-cego, alerta de tráfego cruzado traseiro e mais.
Quem comprará?
A Ford dá preferência para alguns públicos específicos adquirirem as 200 unidades do Mustang manual. No topo da pirâmide, estão os atuais proprietários do esportivo, que terão prioridade máxima para comprar a nova versão. Em seguida, vêm os proprietários de outros modelos da marca. Depois, os exemplares remanescentes serão disponibilizadas para o grande público.

As entregas das 200 unidades estão previstas para começarem em julho, e três cores estão disponíveis: Branco Ártico, Cinza Torres e Prata Astúrias. Lembrando que são 55 concessionárias Ford pelo Brasil que lidam com o Mustang.