Ford Mustang Mach 1: conheça 5 segredos do esportivo

Modelo vai muito mais além do visual e do motor Coyote V8 5.0 de 483 cv de potência

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Desenvolvido nas pistas e homologado para as ruas, o Ford Mustang Mach 1 conta com o seu motor Coyote V8 5.0, de 483 cv, que vai de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos.

Para alcançar esse desempenho, o modelo agrega tecnologias exclusivas incorporadas ao clássico de edição limitada, que utiliza peças de versões icônicas e de competição, como Bullitt, Shelby GT350 e Shelby GT500.

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Por isso, a Ford listou cinco desses segredos do Mach 1. Veja abaixo:

1. Sistemas de arrefecimento

Foto: Roberto Assunção

Gerenciar o calor de uma máquina que é capaz de girar a 7.250 rpm e acelerar a 250 km/h é uma necessidade.

O Mach 1 tem dois potentes radiadores para o arrefecimento do motor e do fluido da transmissão automática de dez velocidades, emprestados do Shelby GT350.

Um terceiro sistema, vindo do Shelby GT500, é utilizado para o arrefecimento do diferencial traseiro, com capacidade para dissipar até 3 kW de calor.

No painel digital de 12”, o motorista pode monitorar a temperatura do motor, da transmissão e do diferencial traseiro em tempo real, assim como outras funcionalidades.

2. Suspensão adaptativa MagneRide

O esportivo tem suspensão do tipo MacPherson na dianteira e independente Integral-link na traseira, com amortecedores de fluido eletromagnético viscoso e sensores que monitoram as condições de pilotagem 1.000 vezes por segundo para fazer o ajuste independente nas quatro rodas.

Esse sistema otimiza a aderência nas acelerações e frenagens, torna o carro um pouco mais rígido nas retas e permite a torção adequada nas curvas, melhorando a performance na pista.

3. Conjunto aerodinâmico

Mustang Mach-1

A Ford afirma que durante o desenvolvimento do Mach 1 foram dedicadas muitas horas para aprimorar a aerodinâmica, otimizando o “downforce” do veículo para curvas mais velozes, colado ao chão.

O para-choque dianteiro é funcional e diminui o arrasto aerodinâmico. Além disso, o defletor inferior acelera o fluxo de ar para baixo do carro e cria uma pressão negativa, auxiliando também no arrefecimento dos freios. As grades laterais do para-choque direcionam o ar para os dois radiadores adicionais.

A traseira conta com defletor inferior do GT500, que trabalha em sintonia com o difusor dianteiro e o aerofólio para criar o balanço ideal entre a dianteira e a traseira.

4. Freios Brembo

O Mach 1 tem freios dianteiros Brembo de 15” com pinças de alumínio e seis pistões de 36 mm.

Ele conta também com pastilhas desenvolvidas para as pistas e dutos para refrigeração do sistema.

5. Modos de direção

A posição de dirigir é baixíssima, como se deve, com a alavanca de câmbio e o freio de mão mais altos no console central

O Mach 1 tem sete modos de direção (Normal, Esportivo, Esportivo+, Pista, Drag, Neve/Molhado e My Mode), que adaptam as configurações do veículo para o melhor desempenho em cada condição de pista.

Com um comando no painel, eles variam os parâmetros de velocidade da troca de marchas, resposta do acelerador, atuação dos freios ABS, controle de estabilidade, rigidez da direção, suspensão adaptativa e até o ruído do escapamento, com quatro níveis (silencioso, normal, esportivo e pista) “para não incomodar os vizinhos de manhã ou liberar o ronco encorpado do V8”.

Avaliação

Se você quer saber mais sobre o esportivo, confira a avaliação completa neste link.

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