02/06/2025 - 9:00
No meio do nada na Patagônia, saindo do asfalto quase perfeito da lendária Ruta 40, o instrutor indica um caminho que leva a um rio. Caudaloso e visivelmente fundo, não é lugar pra carro. Mas é nele mesmo que a F-150 Tremor vai mergulhar para alcançar o outro lado da margem. Que é totalmente íngreme e está enlamaçado.
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Pois a primeira picape plus size aventureira do mercado saiu do rio direto pro topo do morro, com a gentileza de quem estivesse transpondo uma lombada. Aos ocupantes bastou uma segurada mais forte no apoio da porta. A cabine é sinônimo de luxo e espaço.

Nesse breve (e insuficiente) test-drive, a F-150 já tinha me convencido. Até que, num ato de exibicionismo, me convidou a apertar um botão e travar-lhe a roda traseira interna, solução que encontraram para um carro de 5,88 metros de comprimento e 3,70 de entre-eixos ter seu raio de giro encurtado e dobrar esquinas não mais como um transatlântico, e sim como um Fiesta.
Há sete modos de condução, e ocorre que todas as parafernálias desenvolvidas para o fora de estrada estão combinadas ao delicioso motor V8 de 405 cv e 56,7 kgfm de torque. É tanto a picape de uma longa viagem em família quanto a picape para se ter no dia do Apocalipse.

Quem se identificou com a dupla personalidade dessa F-150 off-road deve procurar pela linha Tremor numa concessionária da marca. É a única F-150 com suspensão especial, pneus All-Terrain, protetores metálicos inferiores, bloqueio eletrônico do diferencial traseiro e diferencial dianteiro Torsen com escorregamento limitado.

E é só na Tremor – que também encara uma “pata de elefante” como quem engatinha sobre um colchão – que vem o Pro Power Onboard. Trata-se de um gerador com duas tomadas de 120 V e 20 A para conectar aparelhos elétricos, como compressor de ar, aquecedor, TV, carregador de bateria e ferramentas, por exemplo. Sua capacidade de uso simultâneo é de até 2.000 W – numa picape, só pra lembrar.
A F-150 Tremor acaba de ser lançada – por R$ 580 mil e com uma careta paleta de quatro cores – porque talvez a Ford tenha entendido que não vai alcançar a Ram, pioneira no segmento com a 1500 e que vendeu até o fim de abril 666 unidades do seu carro-chefe, ante 399 da F-150. Em 2024, o placar foi de 1.209 contra 532, respectivamente Ram e Ford.

Por isso que também desembarca por aqui a Maverick Tremor, no seu caso vinda do México, não dos EUA. Enquanto na Ram Rampage a sigla R/T transmite esportividade, na Ford a barra horizontal laranja representa a família de veículos aventureiros.

Apresentando também a reestilização inaugurada há pouco menos de um ano nos EUA, a Maverick Tremor segue receita parecida: suspensão exclusiva, piloto automático off-road, seis modos de condução e pneus mais cascudos. É possível dizer que a Tremor faz pela capacidade off-road da Maverick muito mais do que a R/T pela esportividade da Rampage.

O motor é o mesmo 2.0 Ecoboost de 253 cv, muito bem amparado pela funcional caixa automática de oito marchas. As cores são mais divertidas, incluindo as ousadas Verde Fuji, Azul Indianápolis e Vermelho Vermont.
Também ganhou um novo quadro de instrumentos de oito polegadas, que manteve a boa manuseabilidade e ainda recebeu câmera 360º. E ela não para por aí: teto solar, retrovisores com aquecimento, volante com paddle shift, bancos dianteiros e volante com aquecimento também são novidades.
Para piorar, custa menos: uma Maverick Tremor sai por R$ 239.900, distantes dos R$ 270.990 da Rampage Rebel.