31/10/2025 - 13:30
A Ford já oficializou que vai fabricar a Ranger PHEV em General Pacheco, na Argentina. Após um aporte de mais 170 milhões de Dólares, a marca do Oval Azul pretende investir na eletrificação de picapes na América do Sul. Vale lembrar que a Maverick Hybrid foi a primeira picape eletrificada do mercado brasileiro, e a Ranger PHEV poderá ser a segunda caminhonete plug-in oferecida por aqui, depois da BYD Shark.
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Ranger PHEV é igual as outras no design
Na realidade, no visual a versão híbrida plug-in não muda em nada frente as versões turbodiesel que já conhecemos. Essa configuração foi apresentada no final de 2024, e começou a chegar nos mercados do mundo em 2025, especialmente os europeus. Por lá, inclusive, a Ranger PHEV é oferecida em diferentes níveis de acabamento: desde versões simples para trabalho, até as refinadas e mais caras.

Motor a gasolina
Seu motor é EcoBoost 2.3 a gasolina, parente do 2.0T que move Bronco e Maverick, e que marcou presença no sedan Fusion aqui no mercado brasileiro. Ele é casado a um segundo motor elétrico com pouco mais de 100 cv de potência, chegando num powertrain que entrega quase 280 cv de potência combinada com mais de 70 mkgf de torque. Para efeito de comparação, a BYD Shark tem 437 cv e 65 mkgf, na ordem.

Roda 45 sem gastar combustível
A bateria de tração não é das maiores: ronda os 12 kWh de capacidade, permitindo autonomia oficial de 45 km no modo 100% elétrico, sem queimar gasolina. Isso nos padrões de medição europeus, claro. A potência de recarga não é tão alta: cerca de 3,5 kW. De qualquer forma, a aposta é na maior eficiência energética e na eletrificação no mercado de picapes, algo que ainda não é tão poderoso aqui no Brasil.

Capacidades mantidas
No mais, a Ranger PHEV conserva as qualidades de outras versões: consegue tracionar 3,5 toneladas, leva 1 tonelada na caçamba, tem tração nas quatro rodas (4WD), modo de reduzida, bloqueio do diferencial traseiro e por aí vai. Na concepção, segue com as suspensões “Duplo A” na dianteira e feixes de molas na traseira.

Gerador ambulante
Um dos seus diferenciais é o que a Ford chama de “Pro Power Onboard”, mas que também é conhecido por “V2L” em algumas outras marcas. Trata-se do sistema que permite que o carro se torne uma fonte de energia ambulante, para alimentar ferramentas, eletrodomésticos, aparelhos eletrônicos e por aí vai, dispensando o uso de um gerador estacionário ou mesmo de fontes de energia convencionais.

No caso da Ranger PHEV, a tecnologia oferece 2,3 kW de potência de série (2.300 Watts), mas o cliente pode optar por um sistema mais forte, com 6,9 kW (6.900 Watts), que acompanha duas tomadas de 15 Ampères cada na caçamba.

“Melhor Ranger já fabricada na região”
Para Martin Galdeano, presidente da Ford América do Sul, “Essa Híbrida Plug-in será a melhor Ranger já fabricada na região, trazendo uma combinação inigualável de performance e eficiência, com maior economia de combustível e menos emissões, sem perder a robustez e capacidade de carga, rodagem off-road e reboque da Ranger que os clientes já conhecem”. A produção na Argentina começa em 2027.
 
  



