A Ford Performance revelou o Mustang Super Cobra Jet 1800. Trata-se de um novo protótipo esportivo elétrico criado para bater os recordes mundiais de arrancada da NHRA (National Hot Rod Association) nos Estados Unidos.

A meta inclui superar o seu antecessor, Mustang Cobra Jet 1400, recordista mundial de quarto de milha com 8,128 segundos e 276,75 km/h (171,97 milhas por hora). O Cobra Jet 1400 registrou essa marca em junho de 2021, pilotado por Bob Tasca III.

Mustang Super Cobra Jet 1800 – Foto: Divulgação

O veículo, que foi construído pela Ford Performance em parceria com a MLe Racecars, a AEM-EV, a Cascadia Motion e a Watson Engineering, atualizou o chassi, trem de força e sistemas de controle.

Para completar todo esse trabalho, a Ford Performance resgatou o famoso nome “Super Cobra Jet”, utilizado pela primeira vez no Mustang ano-modelo 1969, como uma melhoria do pacote Cobra Jet padrão.

Mustang Super Cobra Jet 1800 – Foto: Divulgação

+ Primeiro Ford Mustang GT 2024 é arrematado por mais de US$ 500.000
+ Ford Mustang Mach-E é transformado em carro fúnebre
+ Avaliação: É possível usar o Ford Mustang Mach 1 no dia a dia?
+ Mustang Mach-E, que chegará ao Brasil, tem nota máxima de segurança
+ Ford apresenta o modelo de corrida da nova geração do Mustang

“Estamos sempre buscando a superação em todos os aspectos do mundo do automobilismo”, diz Mark Rushbrook, diretor global da Ford Performance Motorsports, em nota divulgada.

E completa: “as corridas de arrancada continuam sendo um laboratório fundamental para os nossos produtos e tecnologias. Estamos empolgados não só em tentar superar nosso próprio recorde no quarto de milha, mas também em mostrar o desenvolvimento contínuo que estamos fazendo nos veículos elétricos.”

Mustang Super Cobra Jet 1800 – Foto: Divulgação

O que mudou?

A marca oval azul afirma que o Super Cobra Jet 1800 utiliza os mesmos quatro inversores PN-250-DZR acoplados a dois pares de motores DS-250-115. No entanto, agora eles estão acoplados a uma nova transmissão da Liberty e alimentados por um sistema de bateria totalmente novo e mais leve, projetado pela Ford Performance e a MLe Racecars.

A traseira tem sistema de tração revisado pela MLe Racecars e suspensão de geometria aprimorada da PMR, com pneus radiais da Mickey Thompson.

Tudo é gerenciado pelo software de controle da Ford Performance, com novos sistema de aquisição de dados, painel e sistema de distribuição de energia, todos projetados internamente.

“Fizemos melhorias significativas no carro, incluindo a redução de dezenas de quilogramas no peso e o aumento da potência para 1.800 hp”, explicou Rushbrook.

MAIS NA MOTOR SHOW:

+ SUVs mais vendidos: motivos pra comprar (e pra não comprar)
+ Teste em pista: Porsche 911 GT3 x Mercedes-AMG GT Black Series x Lamborghini Huracán STO
+ Veja quais são os hatches 0km mais vendidos no Brasil em 2023
+ GWM entrega os primeiros Haval H6 a compradores no Brasil
+ Ram bate recorde de vendas no Brasil durante o mês de março
+ Avaliação: Volkswagen Virtus 2023 tem missão dupla
+ CNH: grupo de motoristas tem até abril para renovar
+ Veja qual é o significado dos códigos de erro nos painéis dos Chevrolet
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos – SUVs médios: Chevrolet Equinox vs. Jeep Compass
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos: Honda City Sedan vs. Chevrolet Onix Plus
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos: Honda HR-V vs. Volkswagen T-Cross
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos: Peugeot 208 vs. Hyundai HB20
+ Comparativo de Carros Elétricos: Peugeot e-208 GT vs. Mini Cooper SE vs. Fiat 500e vs. Renault Zoe
+ Confira o valor do seguro dos carros 0km mais vendidos em 2023