O balanço do último trimesre de 2019 foi desastroso para pelo menos três montadoras. Somadas, Ford, Subaru e Mazda tiveram perdas bilionárias nos últimos três meses do ano passado. A americana Ford perdeu US $1,67 bilhão. As japonesas Subaru e Mazda perderam US$ 530 milhões e US$ 59,6 milhões respectivamente. As informações são da CNBC e Autonews.com.

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Em reunião com investidores nesta semana, o CEO da montadora americana, Jim Hackett, disse que a Ford encontra-se em uma encruzilhada enquanto a empresa executa um plano de reestruturação global neste início de 2020 da ordem de US$ 11 bilhões.

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“Nossas lideranças estão determinadas em retomar os mais altos níves de operação. E nós faremos isso sem perder o ‘timing’ em criar uma Ford que vá brilhar e gerar valor nestes tempos de mudanças rápidas”, afirmou Hacket.

Elogios à Tesla
O executivo fez elogios à Tesla de Elon Musk, avaliada recentemente em US$ 160 bilhões, quase cinco vezes mais que o valor atribuido à Ford. Hacket elogiou o modelo de negócio e estratégia da empresa comandada por Musk. Hackett usou o novo Ford Mustang Mach-e, com motor 100% elétrico, como exemplo de inovação da companhia.

Subaru
A perda de US$ 530 milhões pela Subaru no último trimestre de 2019 teve origem em recalls e variação cambial, segundo o CFO da montadora Toshiaki Okada. Para ele, operações como a troca de molas de suspensa com defeito tiveram um impacto de quase metade do valor total que a empresa perdeu.

O resultado global, entretanto, contrasta com a performance da Subaru nos EUA, seu maior e mais importante mercado. Lá, a empresa registrou um crescimento quase 3% e espera ter números ainda maiores em 2020.

Mazda
Mesmo com valor absuluto de perda menor que Subaru e Ford, o impacto de um trimestre ruim foi maior na Mazda percentualmente. Isso porque os US$ 59,6 milhões que a empresa perdeu, representam uma queda de 76% no lucro operacional da companhia.

Ao anunciar o resultado, o diretor executivo de gestão da Mazda, Tetsuya Fujimoto, afirmou que havia reduzido gastos com marketing e que a empresa estava conseguindo maior lucro por unidade no último quarto de 2019. Entretanto, para Fujimoto, a desvalorização da moeda japonesa prejudicaram além dos cortes de gastos e reduçào de investimento em desenvolvimento e pesquisa.