Ford vai encerrar produção de veículos em São Bernardo

O Ford Fiesta era o único modelo de automóvel da marca ainda produzido em SP

Ford Fiesta Titanium (Foto: Divulgação)

A Ford anunciou em nota nesta terça-feira (19) que irá interromper a produção de veículos na fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC paulista. Com a decisão, a marca decreta também o fim do hatch Fiesta, que desde março de 2013 era o único carro de passeio produzido na unidade industrial.

Na época, foram investidos R$ 800 milhões na atualização da linha de montagem. A fábrica também montava ainda os caminhões Cargo, F-4000 e F-350, que também serão descontinuados.

“Sabemos que essa decisão terá um impacto significativo sobre os nossos funcionários de São Bernardo do Campo e, por isso, trabalharemos com todos os nossos parceiros nos próximos passos”, disse em nota Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul.

Originalmente construída pela Willys Overland do Brasil, a fábrica do ABC paulista passou a ser Ford em outubro de 1967, com a incorporação da empresa fabricante de modelos como o Jeep Willys e o sedã de luxo Itamaraty.

A partir de agora, a produção de automóveis Ford no Brasil será concentrada na fábrica de Camaçari (BA), onde são montados os modelos Ka Hatch, Ka Sedan e EcoSport. Já os motores 1.0 e 1.5 de três cilindros seguem sendo feitos em Taubaté (SP).

A decisão de interromper a produção em São Bernardo é parte do plano de reestruturação das operações da empresa na América do Sul, que irá incluir a redução de “em mais de 20% dos custos referentes ao quadro de funcionários e à estrutura administrativa” e o foco em SUVs e picapes.

Confira aqui os modelos produzidos na fábrica de São Bernardo ao longo de mais de 50 anos.