31/07/2025 - 16:09
A Ford anunciou a ampliação do investimento na fábrica de Pacheco, na Argentina, para o aumento da produção e lançamento de novas versões da Ranger na América do Sul. O novo aporte, no valor de US$ 40 milhões, eleva para US$ 700 milhões o total investido na planta para o lançamento da nova geração da picape, que ocorreu em 2023.
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O aumento da velocidade da linha permitirá à planta atingir um ritmo de fabricação superior a 80.000 unidades anuais, o que representa um crescimento de 30% comparado a 2024 e 45% superior ao do ano de lançamento, um recorde histórico na produção da Ranger. Cerca de 50% do volume da fábrica é destinado ao Brasil, principal mercado da picape, seguido da Argentina, Chile, Peru, Colômbia, Paraguai e Uruguai, na ordem.

O investimento se destina, também, à introdução de novas configurações da Ranger, incluindo as versões cabine simples e chassi, apresentadas no ano passado na Fenatran, para o atendimento de clientes comerciais que buscam robustez, tecnologia, maior capacidade de carga e versatilidade de modificação para as necessidades do seu negócio.

Nessa fase, a fábrica de Pacheco, na Argentina, recebeu novas ferramentas e robôs inteligentes nas áreas de estamparia e carroceria para ampliar a produção, junto com a criação de mais de 150 novos postos de trabalho diretos, somando-se aos 160 colaboradores incorporados no início do ano.
Para Martín Galdeano, presidente da Ford na América do Sul, a resposta dos clientes superou as expectativas mais otimistas da fabricante, e impulsiona a dar um passo a mais para abastecer a demanda local e regional da Ranger. O investimento inicial para fabricar a nova geração da picape, há cerca de dois anos, foi de US$ 660 milhões, valor que incluiu a transformação total da planta e também a construção da fábrica de motores (2.0 quatro-em-linha e V6 3.0, ambos turbodiesel).

A Ranger cresceu cerca de 60% em 2024 e somou mais de 28 mil unidades comercializadas no período, batendo o recorde do modelo desde sua estreia no mercado brasileiro, há mais de 30 anos. Este ano, ela manteve a tendência e encerrou o primeiro semestre com um crescimento de 25%. Atualmente, é a vice-líder do segmento, ficando atrás apenas da queridinha Toyota Hilux.