30/05/2025 - 18:00
A Fórmula 1 chega ao Grande Prêmio da Espanha com uma nova mudança: a troca da asa dianteira dos carros. Apesar de algumas equipes terem testado os aparatos em Ímola, na Itália, a regra começará a valer neste final de semana.
A diretriz imposta pelo diretor técnico de monopostos da FIA (Federação Internacional do Automobilismo), Nikolas Tombazis, prevê que as áreas de flap das asas podem sofrer deflexão sob carga de no máximo 10 mm – antes a máxima poderia atingir 15 mm.
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A flexibilidade do flap é outra categoria que contará com uma queda nos números do desvio permitido. Anteriormente, “qualquer parte da borda de cada elemento da asa dianteira não pode desviar mais de 5 mm”, agora, a movimentação deve ser de apenas 3 mm.
A diminuição do nível permitido impacta não só o andamento da carroceria, como também o visual da peça e possivelmente o desempenho das pilotagens.

Primeiras atualizações visíveis na nona etapa
A escuderia italiana Ferrari foi uma das primeiras a aderir o equipamento modificado para a etapa espanhola.

Durante as apresentações na quinta-feira, 29, e o primeiro Treino Livre na sexta-feira, 30, foi possível notar que o perfil principal do fragmento, que seguia um traçado de fibras de carbono inclinadas em cerca de 45 graus, ganhou uma orientação diferente. Com as novidades, ambas as linhas estão paralelas à direção do deslocamento.
Além disso, alguns elementos laterais e que impactam a arqueação da antepara também sofreram alterações em seu formato original – a curvatura está mais fechada que a utilizada no passado.
Trocas nas posições do campeonato?
Apesar das consequências das novas asas dianteiras ainda não terem sido apontadas, há a possibilidade de que as trocas na peça impactem a performance de diversas equipes.
Vale observar como os pilotos da McLaren – atual líder dos campeonatos – Ferrari, que exibiu uma melhora surpreendente no GP de Mônaco; e Red Bull, que busca superar a escuderia britânica, comandarão os carros no domingo, 1.