A Fórmula 1 prorrogou seu contrato com o Grande Prêmio de Mônaco por mais quatro anos, nesta sexta-feira, 5,  mantendo uma das corridas mais emblemáticas do esporte no calendário até 2035.

É a segunda renovação da parceria em menos de 12 meses para a corrida realizada em Monte Carlo – em novembro de 2024, a organização já havia assinado uma extensão de seis anos, garantindo o espaço até 2031.

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Mônaco foi palco da primeira corrida em 1929 e sediou a segunda prova oficial do Mundial de Fórmula 1 em suas ruas sinuosas em 1950. O circuito faz parte do calendário desde 1955, à exceção da temporada 2020, em razão da pandemia de covid-19.

“A renovação do Grande Prêmio de Mônaco até 2035 está em consonância com uma tradição esportiva e histórica à qual o principado permanece profundamente ligado. Só posso saudar este compromisso renovado, que é uma prova do nosso sucesso coletivo, da excelência da nossa colaboração com a F1 e do lugar único que Mônaco ocupa no panorama internacional do automobilismo”, afirmou o chefe de estado do país, Príncipe Albert II. 

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Com o glamour da velha guarda e um porto repleto de iates de luxo, a nação europeia é conhecia como “a joia da coroa” da modalidade, mas é de longe o circuito mais lento do ano.

Estreito, sinuoso e não muito adequado para os carros modernos, ultrapassar em Monte Carlo é tão difícil que o treino classificatório costuma ser considerado mais importante do que a corrida oficial. Com barreiras próximas à pista, até mesmo o menor erro pode significar um acidente.

Grande Prêmio de Mônaco – Foto: Reprodução/Scuderia Ferrari

“As ruas de Mônaco ecoam com o som da Fórmula 1 desde os primórdios do esporte, então estou muito feliz em anunciar a extensão deste evento fantástico até 2035. É uma corrida icônica, amada por todos os pilotos e fãs, com uma vibração única graças à sua localização no principado mais glamouroso do mundo”, declarou o chefão da F1, Stefano Domenicali. 

Vale destacar que o retorno à história da F1 anda lado a lado com a questão comercial em Mônaco. A etapa, que por muitos anos não pagava a famosa taxa à organização do campeonato para poder sediar a corrida, é conhecida por ser um centro de negociações comerciais, que influem diretamente na temporada seguinte do campeonato.