A Fórmula 1 e a FIA retiraram o circuito de Interlagos do calendário de corridas sprint da temporada 2026 da categoria. Em contrapartida, a organização adicionou três novos locais.

A sequência vai ocorrer da seguinte maneira: Xangai, seguido de Miami, Silverstone – que retorna ao formato –, Montreal, Zandvoort e Singapura.

Corrida Sprint do GP de São Paulo de Fórmula 1 em Interlagos
Corrida Sprint do GP de São Paulo de Fórmula 1 em Interlagos – Crédito: Divulgação/F1

+ Qual o melhor piloto novato até agora na Fórmula 1 em 2025?
+ Fórmula 1: Drugovich se junta a Verstappen em testes da Pirelli em Monza

Como funciona o formato sprint?

Mas como é o formato sprint? Um fim de semana de Fórmula 1 geralmente acontece na sexta-feira, sábado e domingo. Ao longo dos três dias, os carros aparecem na pista em três sessões de treinos livres (TL1, TL2 e TL3) com duração de uma hora cada, seguidas de mais uma hora para a classificação – que define o grid para o Grande Prêmio.

Em um fim de semana de sprint, duas das sessões de treinos são excluídas e substituídas. Há uma sessão de qualificação de sprint, que entra no lugar do TL2 na sexta-feira, para definir o grid para o sprint. No sábado, a própria corrida sprint substitui o TL3, antes da qualificação para o Grande Prêmio acontecer normalmente mais tarde naquele dia.

Trata-se de uma corrida curta de 30 minutos. Ela concede pontos extras aos oito primeiros classificados – de oito a um ponto, dependendo da colocação.

GP de São Paulo – Crédito: Divulgação/F1

Veja o calendário de sprints da Fórmula 1 2026:

  • 13 a 15 de março: China, Xangai
  • 1 a 3 de maio: EUA, Miami
  • 22 a 24 de maio: Canadá, Montreal
  • 3 a 5 de julho: Grã-Bretanha, Silverstone
  • 21 a 23 de agosto: Holanda, Zandvoort
  • 9 a 11 de outubro: Singapura, Singapura