A temporada de 2025 da Fórmula 1 chega ao seu capítulo final no próximo domingo, 7 de dezembro, em Abu Dhabi, com um cenário raro e eletrizante: três pilotos ainda têm chances reais de sair do Oriente Médio como campeões mundiais. Depois da vitória de Max Verstappen no Grande Prêmio do Qatar, a temporada ganhou um desfecho digno de filme, e que, de certa forma, colocou ainda mais pressão sobre Lando Norris, atual líder do campeonato.

Norris poderia ter assegurado o título de forma antecipada, porém, o quarto lugar no Qatar embolou a disputa e manteve vivos tanto o próprio Verstappen quanto Oscar Piastri, segundo colocado na corrida. Agora, a classificação aponta um equilíbrio que deixa a decisão imprevisível: Norris lidera com 408 pontos, seguido de Verstappen com 396 e Piastri com 392.

+ Fim de semana tem leilão de clássicos, track day com Mustang e F-E; saiba como participar

Apesar da aproximação, a matemática está do lado do piloto britânico. Lando Norris depende apenas de si para conquistar seu primeiro título mundial. Um simples pódio em Abu Dhabi é suficiente para garantir a taça — independentemente do que seus rivais fizerem. No entanto, caso fique fora das três primeiras colocações, a disputa se abre: ele terá que torcer para que Verstappen não vá além do quarto lugar e para que Piastri não termine acima de terceiro.

Do outro lado, Verstappen, que foi o campeão na temporada passada, chega motivado pela vitória no Qatar e pode celebrar seu pentacampeonato em diferentes cenários. Se vencer a prova, ainda precisará que Norris termine abaixo do quarto lugar.

Vencedor do GP do Qatar, o holandês afirmou após a conquista que está “muito mais relaxado” do que em 2021, quando chegou a Abu Dhabi para a última corrida do ano empatado em pontos com o britânico Lewis Hamilton.

“Estou encarando esta final com energia positiva, estou fazendo tudo o que posso e, mesmo que não vença, sei que tive uma temporada incrível apesar de tudo”, disse Verstappen. “Isso tira muita pressão de mim. Estou aqui apenas para me divertir, como hoje”, acrescentou.

O terceiro piloto que pode ser campeão surge como o azarão da vez, mas ainda tem chances. O australiano Oscar Piastri precisa da vitória em Abu Dhabi e ainda dependerá que o companheiro de equipe, Lando Norris, não passe do sexta colocação.

Com os três separados por apenas 16 pontos e múltiplas possibilidades de desfecho, o último GP da temporada promete uma das finais mais acirradas dos últimos anos. Abu Dhabi será palco não apenas de uma corrida, mas de um duelo psicológico, estratégico e emocional, onde cada detalhe pode ser fundamental para determinar quem erguerá a taça de campeão mundial.