A Turquia está oficialmente preparada para voltar a abrigar um circuito da Fórmula 1 de forma definitiva. Apesar de ter sediado corridas especiais em 2020 e 2021, em decorrência da pandemia de Covid-19, a última etapa oficial disputada no país foi em 2011.

Agora, com a recente transferência da posse do circuito de Istanbul Park para a Federação de Esportes Automobilísticos da Turquia (TOSFED), o projeto em andamento da vez é garantir um lugar permanente no calendário do campeonato.

+ F1: mesmo com ‘frieza’ de Piastri, chefe da McLaren diz que titulares correm como campeões

+ SUV mais rápido que Lamborghini e painel OLED: conheça a marca que faz elétricos melhor que a Tesla

Eren Uclertopgragi, presidente da TOSFED, disse recentemente que as negociações estão em “estágio avançado” e devem ser aprimoradas durante os próximos meses.

“Após nossa nomeação pelo governo, iniciamos conversas intensas com a gestão da F1 e com a FIA. Existe um compromisso sólido por parte do governo para trazer de volta o GP da Turquia com um contrato duradouro”, declarou o presidente da federação ao portal “Autosport”.

Embora o calendário de 2026 já esteja fechado com 24 etapas, o plano da comitiva é tornar a pista turca a principal substituta do próximo ano e deixar as documentações encaminhadas para sua entrada oficial em 2027.

“Sabemos que o calendário de 2026 já foi anunciado. No entanto, se uma etapa for cancelada por qualquer razão, podemos sediar o GP da Turquia. Diferentemente do período da pandemia, não queremos uma substituição pontual. Nosso objetivo é firmar um contrato de longo prazo com a F1”, completou Uclertopgragi.

Até o momento, a sugestão é que o Grande Prêmio da Turquia ocorra logo após o GP do Azerbaijão em razão da proximidade entre os países e boas condições climáticas em setembro.

Fórmula 1
Grande Prêmio do Azerbaijão – Foto: Fórmula 1

Apesar da proposta ainda não ter sido confirmada pela FIA (Federação Internacional do Automobilismo), algumas pistas podem sair do categoria após a próxima temporada abrindo espaço para a capital turca. Circuitos como Ímola, Barcelona, Red Bull Ring e Spa-Francorchamps ainda estão em fase de negociação para permanecer na lista de etapas oficiais nos próximos anos.