29/04/2025 - 18:03
O presidente da Federação Internacional do Automóvel (FIA), Mohammed Ben Sulayem, declarou na segunda-feira, 28, que está disposto a rever algumas regras impostas pela organização no último ano.
A instituição, responsável pela Fórmula 1, foi alvo de diversas críticas dos pilotos durante o fim temporada de 2024 e o início de 2025 por aplicações injustas do chamado “Apêndice B do Código Desportivo Internacional (ISC)”.
Em resposta a comentários, Sulayem anunciou em seu perfil no Instagram que pretende analisar melhorias na aplicação de multas pelo que a instituição considera “linguagem inapropriada”. A regra determina que qualquer pessoa que usar palavrões ou expressões inapropriadas em eventos pode ser multada ou até mesmo banida do esporte.
“Seguindo o feedback construtivo dos pilotos de nossos sete campeonatos mundiais, estou analisando melhorias no Apêndice B. Como ex-piloto de rally, entendo as pressões que eles enfrentam melhor do que muitos”, explicou o presidente.
Reação negativa dos atletas
A aplicação rígida do guia gerou descontentamento nos atletas por não levar em conta a emoção em eventos estressantes e vícios de conversação.
Na F1, o tricampeão mundial Max Verstappen (Red Bull) chegou a ser punido por seu comportamento, causando um alvoroço entre os fãs, funcionários e a federação.
A recente penalização de Adrien Fourmaux, piloto do Campeonato Mundial de Rali (WRC), também chamou atenção. O esportista fez um comentário sem filtro durante uma entrevista em uma etapa do Rally da Suécia e teve que arcar com uma multa de € 10 mil (cerca de R$ 64,1 mil na cotação atual).
Negociações e mudanças
O comandante finalizou reforçando a importância do Anexo B, além de apontar que as regras não são imutáveis e que a organização busca sempre se aprimorar.
“O Anexo B é uma parte fundamental do Código Esportivo Internacional e ajuda a manter nosso esporte acessível a todos os membros da família do automobilismo. As pessoas criam as regras e as pessoas podem melhorar as regras. Esse princípio de melhoria contínua sempre fez parte da minha crença e está no centro do nosso trabalho na FIA”, completou Sulayem.
Vale notar que essa não é a primeira vez que a FIA entra em conflito com os pilotos. Em 2022, também houve protestos contra as proibições de piercings e regulamentações de vestimentas por baixo do macacão.
