A Fórmula E confirmou nesta quinta-feira, 11, a segunda edição do Teste Feminino do Campeonato Mundial ABB FIA (Federação Internacional de Automobilismo). O evento será realizado em Valência, na Espanha, e já tem data marcada para 31 de outubro.

A reunião fará parte do programa oficial de testes de pré-temporada antes da abertura oficial da do Campeonato 2025/26. Após uma estreia histórica em 2024, o teste retorna com o dobro do tempo de pista disponível para até 20 mulheres pilotos de elite, com a participação de todas as dez escuderias.

+ Etiópia lidera ‘corrida sustentável’ na África com carros elétricos
+ Quem será o segundo piloto da Alpine? Briatore posterga prazo para anúncio

Como vai funcionar o teste feminino da Fórmula E?

Cada piloto irá conduzir o atual carro de corrida GEN3 Evo, a mesma carroceria utilizada pelos atletas oficiais na temporada regular, e contará com o apoio igual da infraestrutura de equipe que suas contrapartes do Campeonato Mundial.

“O evento do ano passado foi um marco e seu sucesso estabeleceu as bases para o que está por vir. Diferente de outras categorias, nas quais as mulheres pilotos têm que usar máquinas antigas ou restritas, elas usarão o carro GEN3 Evo, que acelera 30% mais rápido que um carro de F1, da mesma forma que nossos pilotos fazem no Campeonato”, afirmou Jeff Dodds, CEO da Fórmula E. 

Cada escuderia será  obrigada a elencar ao menos uma automobilista para a sessão diária, com opção de inscrever até duas participantes.

Carro em ação no Teste Feminino do Campeonato Mundial ABB FIA em 2024 – Foto: Divulgação

A avalição inaugural, na temporada passada, contou com cinco competidoras garantindo funções de pilotos estreantes ou de desenvolvimento oficiais, e três passando para cargos permanentes nas equipes da categoria posteriormente.

“No Campeonato Mundial ABB FIA, estamos comprometidos em promover maior diversidade e igualdade no automobilismo e, com várias mulheres que testaram o carro no ano passado tendo se estabelecido em algumas posições no campeonato, não temos dúvidas de que é apenas uma questão de tempo até vermos uma delas se juntando ao grid”, completou Pablo Martino, Diretor da Fórmula E junto à FIA. 

FIA Girls on Track

Paralelamente, a organização da modalidade também sediará uma edição especial do programa “FIA Girls on Track” no mesmo dia do teste exclusivo, com até 100 jovens locais, oferecendo workshops educacionais práticos e a oportunidade de conhecer os membros do paddock. A inscrição deve ser realizada no site oficial do evento.

FIA Program Girls on Track – Foto: Reprodução/FIA

Os 20 pilotos oficiais da Fórmula E, de todas as dez equipes, retornarão ao Circuito Ricardo Tormo, também na Espanha, entre 27 e 30 de outubro. A Temporada 12 tem início marcado para o dia 6 de dezembro, com o EPrix de São Paulo.