Reparou que eu falei em “picapes”, no plural? Pois é. A chinesa Foton, depois de bastante ensaio, finalmente passa a vender duas caminhonetes no Brasil: a V7 e a V9. Basicamente, são duas versões do mesmo modelo, Tunland, porém cada uma tem pacote de equipamentos e visual externo distinto. Portanto, estão mais pra dois modelos diferentes.

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Quanto custam as Foton Tunland? 

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A V7, menos equipada, sai por R$ 280 mil, enquanto a V9, mais completa, custa R$ 300 mil. De acordo com a fabricante, esses preços são cerca de 20% menores que os das principais concorrentes. 

Quem é a Foton?

Foton Tunland – Foto: Foton/divulgação

Apesar de ser uma ilustre desconhecida pra muita gente, a Foton já vende caminhões no mercado nacional há mais de uma década, e até tem uma fábrica em Caxias do Sul (RS), num espaço dividido com a Agrale. Apesar de alguns anos de hiato, a marca voltou a fazer caminhões por lá agora em 2025. As Tunland V7 e V9 são importadas da China. Pelo mundo, está presente desde 1996, e já vendeu mais de 11 milhões de veículos.  

Foton Tunland – Foto: Foton/divulgação

Lembram Ford e Ram

É inegável as semelhanças das novas Tunland com caminhonetes de marcas conhecidas: a V7 tem dianteira bastante “inspirada” nas Ford F-Series, enquanto as V9 usam uma cara que lembra muito as Ram 1500. A traseira presta uma profunda homenagem, se é que podemos dizer assim, a F-150 Lightning, 100% elétrica, especialmente nas lanternas interligadas por uma barra de LED. V7 e V9 compartilham traseira e interior, também.  

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Qual o tamanho das Foton Tunland?

Com mais de 5,60 m de comprimento, 2,10 m de largura e 3,35 m de entre-eixos, as duas são consideravelmente maiores que as rivais, como Ford Ranger, VW Amarok, Toyota Hilux, Chevrolet S10 e afins. Para efeito de comparação, a Ranger tem 5,35 m de comprimento, 1,92 m de largura e 3,27 m de entre-eixos, ficando aquém das Foton também na altura (1,89 na Ford, contra 1,95 na V9). Porém, as chinesas estão na média com 1 tonelada de capacidade de carga. 

Foton Tunland – Foto: Foton/divulgação

Além da frente diferente, V7 e V9 também mudam completamente na concepção da suspensão traseira. A primeira utiliza um sistema traseiro independente McPherson, como os de carros de passeio, enquanto a outra vem com o tradicional esquema de eixo rígido com feixes de molas, como as rivais. Na frente, ambas vêm na concepção Duplo A, também independente. De série ainda há freios a disco nas quatro rodas e direção elétrica.  

Foton Tunland – Foto: Foton/divulgação

Motorização Foton Tunland

Querendo ou não, as Foton são pioneiras: as primeiras caminhonetes com sistema híbrido e motor turbodiesel do mercado nacional. Falamos de um 2.0 turbodiesel de quatro cilindros e 16 válvulas, de projeto em conjunto com a Cummins, rendendo 175 cv de potência com 45,4 mkgf de torque, números modestos para a categoria. Para auxiliá-lo, uma tecnologia híbrida-leve de 48 Volts fornecida pela Bosch, que une motor de arranque ao alternador, criando um propulsor elétrico que auxilia o turbodiesel.  

Foton Tunland – Foto: Foton/divulgação

A transmissão, segundo a marca chinesa, é uma ZF de oito marchas, que distribui a força para as quatro rodas através da tração 4×4 com reduzida. Vale falar que, graças a esse sistema híbrido-leve, as Tunland ficam livres de rodízio na cidade de São Paulo, e recebem descontos em impostos, dependendo da região do país. Consumo? Na China, são cerca de 960 km de autonomia declarada. O INMETRO ainda não falou em médias oficiais. 

Itens de série Foton Tunland

Foton Tunland – Foto: Foton/divulgação

As V7 e V9 vem bem recheadas. Trazem conjunto óptico inteiro em LED, rodas de liga-leve aro 18 com pneus todo-terreno, retrovisores externos rebatíveis eletricamente, sensores de chuva e crepuscular, banco do motorista com ajustes elétricos, ar-condicionado digital automático dual zone com saídas traseiras, bancos dianteiros com aquecimento, carregador de celular sem fio, chave presencial, partida por botão, painel de instrumentos digital de 12,3”, retrovisor interno fotocrômico e luzes ambientes em LED personalizável. 

Foton Tunland – Foto: Foton/divulgação

A lista vai além com multimídia de 14,6” e conexão com Apple CarPlay sem fio, sistema Start & Stop, freio de mão eletromecânico, seletor de modos de condução (Eco, Normal, Sport, Lama, Neve e Areia), controle eletrônico de descidas, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera 360º, além de 6 airbags, alerta de colisão frontal, alerta de saída de faixa, frenagem automática pós-colisão, monitor de ponto-cego, alerta de tráfego cruzado traseiro, alerta de desembarque seguro e detector de fadiga do condutor.  

Foton Tunland – Foto: Foton/divulgação

A V9, mais cara (e com frente de Ram 1500), complementa a lista com racks de teto, banco do motorista com memórias de posição, bancos dianteiros com resfriamento, vidros com fechamento automático pela chave, teto-solar panorâmico, sem contar o pacote ADAS mais recheado, com piloto automático adaptativo (ACC) com função anda-e-para, frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência na faixa, e leitor de placas de sinalização.  

Garantia Foton Tunland

Gostou da novidade? Por enquanto, a Foton trabalha com 50 concessionárias brasileiras, mas quer subir esse número para 80 ainda em 2025. Pode atrair a garantia de 10 anos, com metade desse prazo sem limite de quilometragem (200 mil km após 5 anos), ou então a paleta de cores animada: azul, vermelho, verde, cinza, prata, preta e branca.