Assim como seu maior rival, o novato Agile, o Fox reestilizado adota o futuro DNA visual de sua marca aqui no Brasil. Além da mudança no design externo e, principalmente, interno, novas versões e a opção do câmbio automatizado I-Motion, que antes só estava disponível no Polo, são as grandes novidades do modelo 2010.

O caráter visual da Volks rema no sentido contrário ao utilizado no Chevrolet (leia comparativo nas próximas páginas), que tem como apelo linhas e formas brutas e bastante acentuadas. A aparência do Fox ficou mais suave e harmônica, sem deixar de lado a modernidade.

Por dentro, o espaço continua sendo generoso, mas toda a parte interna foi redesenhada. Agora todas as versões virão com revestimento de tecido nas portas e, a pedido dos consumidores, ganharam um porta-luvas, sem aposentar a gaveta embaixo do assento Sua maior mudança externa foi na dianteira. Agora o Fox não tem mais a grade em forma de V, que caracteriza os modelos da marca, e ficou semelhante aos seus parentes europeus Polo, Golf e Scirocco.

O conjunto ótico também foi totalmente remodelado. Na frente ele ficou mais arredondado, e será oferecido com canhões duplos na versão mais completa. As lanternas traseiras, além da leve mudança em seu formato, tiveram o conteúdo das luzes modificado. No modelo 2010, a luz de neblina não está mais dentro da lanterna, ms sim no para-choque, logo abaixo da placa.

O Fox, que era um dos modelos da Volkswagen com mais versões (Route, Extreme, Sunrise entre outras), agora terá apenas uma versão básica, que será oferecida com motor 1.0 e 1.6, e uma mais completa,”Prime”, apenas com o propulsor de maior cilindrada. Essa vem de série com direção hidráulica, farol duplo, faróis de neblina, lanternas escurecidas, entre outros itens. Mesmo sendo a versão mais completa, itens como ar-condicionado, rodas e trio elétrico são opcionais.

O câmbio automatizado só está disponível nos modelos com motor 1.6 e, se o motorista quiser um conjunto ainda mais completo, poderá equipar seu carro com o mesmo volante que vem no Passat CC, um dos carros mais luxuosos da marca. A peça é oferecida como opcional para todas as versões, inclusive as de câmbio manual e motor 1.0.

Além de ter um design mais atraente, possui borboletas para a troca de marchas sequencial (no caso do câmbio automatizado) e comandos do sistema de som. Para as configurações de entrada, a marca disponibiliza o módulo Trend como opcional.

O pacote tem farol duplo escurecido com detalhe interno cromado, grade frontal em preto brilhante, frisos laterais, retrovisores e maçanetas na cor do carro, antena de teto, revestimentos diferenciados, entre outros. Até o fechamento desta edição os preços do Fox ainda não tinham sido divulgados. A estimativa é de que os valores não subam muito. É o que o mercado espera.

O painel de instrumentos ficou muito mais agradável e sofisticou o interior. Com o volante do Passat CC (opcional em qualquer configuração), ele parece ainda mais imponente. A gaveta sob o banco continua, mas ele ganhou um porta-luvas convencional