Acaba de começar mais uma edição do maior evento de automóveis do mundo, o Salão de Frankfurt, na Alemanha. Para se ter uma idéia, a área do salão alemão é cerca de dez vezes maior que o Anhembi, onde é realizado o Salão de São Paulo. Aberto ao público de 13 a 23 de setembro, Frankfurt, como sempre, está cheio de novidades. Nesta época de preocupação com o meio ambiente, muitas montadoras investiram em automóveis que gastam e poluem pouco. A linha Bluemotion, da VW, o conceito Citroën C-Cactus e o Fiat Panda Aria são bons exemplos desse objetivo.

Outra montadora que segue o mesmo caminho é a GM, com os conceitos Hydrogen4 (célula de combustível) e Volt (carro elétrico já apresentado anteriormente), além dos carros de suas marcas Vauxhall e Opel, com a tecnologia ecoFLEX. Falando nisso, o grupo Peugeot- Citroën apresenta em seus estandes o C4 e o 307 em versões “Bio- Flex”, com o motor 1.6 bicombustível que é usado aqui.

Além dos lançamentos que adiantamos na edição passada, aqui você confere outras novidades presentes no Salão e, ainda, nas páginas seguintes, o Jaguar XF e mais detalhes sobre o pequeno SUV da VW, o Tiguan. Outros lançamentos ainda não haviam sido apresentados até o fechamento desta edição. Ou seja, mês que vem tem mais!

Aston Martin DBS

“O DBS proporciona uma experiência completa ao volante e preenche um vazio entre nossos carros de rua e de competição”, explica Ulrich Bez, CEO da inglesa Aston Martin. O belíssimo design não é o que chama mais atenção no carro – debaixo do capô está um motor 6.0 V12 de 510 cavalos capaz de fazer o carro atingir a máxima de 302 km/h e acelerar de zero a 100 km/h em 4,3 segundos. Começa a ser vendido, na Inglaterra, no início de 2008

 

Grande Punto Abarth e Panda Aria

No estande da Fiat, destaque para o Panda Aria (abaixo), um conceito que prioriza a baixa emissão. Também está lá um protótipo do Grande Punto Abarth (acima), trata-se do nosso Punto em versão apimentada, que será vendido aqui no ano que vem, com o motor 1.4 turbo de 150 cv com adição de um kit para aumentar a potência. Além disso, a marca exibe o Fiat 500 e versões do Panda e Multipla capazes de rodar com gás natural

 

Mini Cooper – versões Clubman e Challenge

24 centímetros mais longo que o hatch, o Mini Cooper Clubman (a esquerda) é a versão perua do compacto inglês. Baseado em um conceito apresentado no próprio Salão de Frankfurt dois anos atrás, as portas traseiras são “suicidas” (abrem ao contrário). Já o Mini John Cooper Works Challenge (abaixo) é uma versão de competição, com motor de 210 cavalos e uso autorizado apenas para pistas de corrida

 

C5 Airscape e C-Cactus

Novos combustíveis estão mesmo em alta. Movido a biodiesel, o Citroën C5 Airscape (acima) tem teto de fibra de carbono e motor diesel de mais de 200 cv. A emissão de poluentes é baixa graças a sistemas que desligam o carro quando ele pára e baterias que se carregam com a energia que é desprendida na frenagem e desaceleração. Já o C-Cactus (ao lado) usa a plataforma do C4, mas tem partes feitas com materiais recicláveis e dois motores, um a diesel e outro elétrico, com o objetivo de reduzir a poluição

 

Ford Verve Concept

“O futuro dos carros compactos” – é o que a Ford pretende mostrar com o conceito Verve. Seguindo as novas linhas do kinetic design, a montadora pretende monitorar atentamente as reações do público ao pequeno modelo. O desenho do interior é inspirado nos aparelhos de telefone celular, com o objetivo de conquistar as novas gerações, “que cresceram cercadas de aparelhos eletrônicos”, explica Niko Vidakovic, chefe de design de interiores da Ford Europa

 

Mixim Concept e Micra Colour +

A Nissan apresenta dois conceitos interessantes: no compacto Mixim (a esquerda), o motorista se senta no centro do carro, cercado por um assento de cada lado (um quarto passageiro pode ser acomodado atrás, no porta-malas. O desenho dos vidros foi inspirado em um capacete, e ele é movido por dois motores elétricos, um em cada eixo. Já no Micra Colour + (acima), um pigmento especial na pintura dá a impressão de que o carro foi recém-pintado

 

Maserati Quattroporte Sport GT S A versão esportiva do Maserati Quattroporte é a principal atração da sofisticada marca italiana no Salão de Frankfurt. Apesar de o motor ser o mesmo V8 4.2 da versão normal do carro, com 400 cavalos, o modelo esportivo tem freios Brembo e suspensão rebaixada, além de contar com molas especiais. E, para dar mais exclusividade aos compradores da “jóia”, as mudanças no visual também são várias: dupla saída de escapamento, rodas de 20 polegadas exclusivas da versão GT S e diversos detalhes do painel em fibra de carbono

 

Golf Bluemotion

Das oito estréias mundiais prometidas pela marca, até o fechamento desta edição apenas duas haviam sido apresentadas. Uma é o utilitário esportivo Tiguan, que você confere em detalhes nesta edição. Já no Golf Bluemotion o destaque é o motor diesel com consumo de 26 km/l. A marca ainda vai mostrar o UP!, um conceito urbano com motor traseiro de 2 ou 3 cilindros.

 

Chevrolet Aveo

O compacto da Chevrolet começa a ser vendido em 2008, mas já está em Frankfurt. Destaque para o design com a grande “boca” na dianteira, inspirado no WTCC Ultra Concept apresentado no Salão de Paris de 2006. Mas a marca garante que no interior do carro se inicia uma “nova era” da marca, com materiais e tecidos de qualidade superior. Inicialmente serão duas opções de motor: 1.2 de 83 cv ou 1.4 de 96 cv

 

Audi A4 e Audi RS6

No estande da Audi, uma das montadoras que “joga em casa”, a principal novidade é o novo A4. Além das mudanças no design (que lembra o do A5), o novo sistema de suspensões melhorou a distribuição de peso e o equilíbrio dinâmico do carro. Já a perua RS6 é o Audi de produção em linha mais potente de todos os tempos, com um impressionante V10 de 580 cavalos. injeção direta e duas turbinas. Os dados de desempenho impressionam: acelera de zero a 100 km/h em 4,6 segundos mas, infelizmente, a velocidade máxima é limitada a 250 km/h

 

Classe C Estate

Quer carregar até 1.500 litros de bagagem em um Mercedes? Depois do lançamento dos novos sedãs Classe C, agora a marca alemã mostra, em casa, a perua derivada dele. A tampa traseira se abre (e fecha) ao toque de um botão, e o sistema de suspensão se adapta automaticamente conforme a carga transportada e o modo de dirigir. Como no sedã, há algumas mudanças no visual externo conforme a versão escolhida, indo da mais tradicional, SE, até a mais ousada, chamada Sport