15/10/2013 - 14:22
JAGUAR C-X17
A Jaguar não apenas vai entrar no segmento dos utilitários esportivos, vai chegar causando. Pela primeira vez, um crossover terá sua carroceria totalmente em alumínio. Essa é a proposta do conceito C-X17, que fez enorme sucesso em Frankfurt. As linhas foram claramente inspiradas no Range Rover Evoque, que também pertence ao grupo Jaguar/Land Rover. O Jaguar C-X17 ainda não tem nome definido, mas sim o target: ele mira o segmento de luxo premium, que está em franco crescimento em todo o planeta. A nova arquitetura iQ[Al] da Jaguar resultará também num sedã premium. O C-X17 mede 4,718 m de comprimento e 1,649 m de altura. A grade foi inspirada no nariz do sedã XJ e as rodas têm 23 polegadas. A Jaguar não revelou quais motores usará em seu primeiro crossover, mas garante que o carro irá superar os 300 km/h de máxima e que o nível de emissões ficará abaixo de 100 g/km. Serão usados futuros motores da Jaguar/Land Rover. O diretor global da Jaguar, Adrian Hallmark, disse que “a nova arquitetura de alumínio vai expandir dramaticamente a oferta de produtos da Jaguar”.
SMART FOURJOY
Um dos conceitos mais marcantes do Salão de Frankfurt foi o Smart Fourjoy, Note que, ao contrário de versões passadas, a palavra inglesa “for” (para) deu lugar para “four” (quatro) seguida de “joy” (alegria). Essa é a grande novidade: um Smart de quatro lugares! À boca pequena, comentava-se em Frankfurt que este vai ser o primeiro automóvel de verdade da Smart. E o conceito é mesmo muito interessante: o carro não tem portas, não tem janelas traseiras e possui o teto aberto. O design é não apenas surpreendente, mas também agradável. O Fourjoy tem só 3,5 metros de comprimento, para manter-se fiel à filosofia da marca de ocupar o menor espaço possível no trânsito. Ele é totalmente elétrico, com um motor de 55 kW (cerca de 71 cv), livre de emissões, e se tornará realidade no final de 2014. O Fourjoy dará início a uma nova geração de modelos de quatro portas da Smart, mas os de duas portas continuarão sendo fabricados.
MERCEDES-BENZ CLASSE S COUPÉ
O conceito Classe S Coupé, da Mercedes, é decididamente um carro sexy. Suas linhas desenham uma silhueta envolvente e fazem desse modelo um seriíssimo candidato a ser fabricado em breve. Partindo da nova Classe S, os designers da Daimler criaram um Mercedes esportivo, luxuoso e imponente ao mesmo tempo. O capô é bem longo e tem domos salientes. O habitáculo rebaixado e a linha de cintura alta são perfeitos para as enormes rodas de 21 polegadas, com pneus 265/35 na dianteira e 295/35 na traseira. O carro tem mais de cinco metros e só o entre-eixos mede 2,945 m de distância. O conceito Classe S Coupé tem um motor 4.7 V8 biturbo de 455 cv de potência e 71,4 kgfm de torque. No interior, o Classe S Coupé traz uma tela enorme, a mesma que equipa a nova Classe S da Mercedes. São nada menos de 12,3 polegadas. Ele também virá com o sistema Intelligent Drive.
CITROËN CACTUS
A Citroën fez cais alguns queixos em Frankfurt ao revelar que o ousadíssimo conceito Cactus será a inspiração de todos os seus modelos C daqui por diante (C1, C2, C3, C4, C5 e C6). O novo C4 Picasso já traz alguns traços do Cactus. Mas o que ele tem de diferente? Muita, muita coisa. Para começo de conversa, não tem a coluna B (do meio) entre é umas ousadia que não deverá vingar nos modelos de série. Na frente, os faróis foram elevados e afinaram bastante – um deles fica na linha do capô e o outro fica mais abaixo, maior, integrado à grade. Esta, ou ficará minúscula ou será dividida em três partes. Os faróis também exibem luzes de LED em U. Na traseira, o carro é menos radical. Com o conceito Cactus, a Citroën revela que a cintura dos modelos C será mais alta e o teto ficará mais baixo. Para além de inspirar os futuros C3 e C4, que ficarão bem distantes da linha DS da Citroën, o Cactus revela um futuro SUV da marca, que usaria o Peugeot 2008 (futuro brasileiro) e seria lançado em 2015 no Brasil.
KIA NIRO
A Kia Motors viu que todo mundo está pensando nos SUVs compactos e decidiu arriscar um conceito. Ela apresentou o Niro, em Frankfurt, mas deixou mais dúvidas do que possibilidades. O conceito Niro é um compacto com visual para disputar o Rally Dakar, mas a a Kia disse que ele é um carro urbano. Aparentemente, trata-se de um carro com tração 4×4. Na cidade? Bem, em termos de capacidade, um 2+2, o que significa dois adultos e duas crianças, mas seu porte (4,185 metros) talvez fosse suficiente para algo mais. O criador desse SUV, Gregory Guillaume, disse que o Niro pode vir a ser produzido se o público gostar do carro. O conceito exibido em Frankfurt tinha apenas duas portas, o que joga por terra sua intenção de fazer frente ao Ford EcoSport, mas estaria jogando com as mesmas armas do Nissan Juke. Alguns boatos dizem que o Niro pode ganhar uma versão de produção em 2015, usando a plataforma do Kia Rio. Os motores seriam 1.0 e 1.6 turbo. Existe também a promessa de um motor elétrico.
AUDI SPORT QUATTRO CONCEPT
A marca Quattro é tão valiosa para a Audi quanto seus carros. Por isso, nada mais justo que ela comemore os 30 anos do Audi Sport Quattro fazendo uma releitura futurista daquele que foi seu primeiro modelo a se consagrar nas provas do Mundial de Rali. O Audi Sport Quattro Concept brilhou em Frankfurt numa cor amarela nada discreta. Além de ter mantido primorosamente as formas do antigo modelo Sport Quattro, a Audi conseguiu dar ao conceito o melhor da tecnologia atual. O modelo é um cupê híbrido plug-in cheio de esportividade. O carro exibe nada menos de 700 cv de potência e 81,6 kgfm de torque. O motor a combustão é um 4 cilindros V8 biturbo de 560 cv e 71,4 kgfm de torque. Se esse bloco 4.0 já é poderoso sozinho, com o auxílio de um motor elétrico de 110 kW (147 cv) ficou um canhão. Com os dois motores trabalhando juntos, o Audi acelera de 0-100 km/h em 3,7 segundos e atinge 305 km/h de velocidade máxima. Certamente esse modelo futurista (que esperamos seja produzido em breve) poderia disputar uma prova de rali. Sua suspensão dianteira, por exemplo, tem cinco braços para cada roda. Os discos de freios são feitos de cerâmica e os pneus têm medidas 285/30 R21. Desde a estreia do Audi Sport Quattro original, em 1980, até hoje, a Audi já vendeu mais de cinco milhões de carros com tração permanente nas quatro rodas. Por isso, Quattro é mais que um sistema para a Audi; é uma filosofia.