25/05/2025 - 8:00
A chinesa GAC (se fala “Gê-Á-Cê”) já está entre nós, após algum tempo de ensaio e prévias de sua chegada ao mercado brasileiro. É a sexta maior fabricante de veículos na China, onde tem parcerias firmadas com Honda e Toyota.
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Na largada, passa a oferecer cinco modelos: um sedan médio elétrico (Aion ES), um SUV médio elétrico (Aion V), um SUV que mais parece minivan elétrico (Aion Y), um SUV coupé grande e elétrico (Hyptec HT) e um SUV médio híbrido (GS4).

Hyptec e Aion, vale falar, são submarcas da GAC na China, mas aqui todos serão vendidos numa só linha de produtos. Além deles, a marca mostrou em evento diversos outros modelos, incluindo minivans familiares e SUVs maiores, que poderão chegar ao Brasil num segundo momento.
Vendas e concessionárias GAC
Os modelos começaram a ser vendidos ontem, dia 24, em 83 pontos de venda espalhados pelo país (50 estandes em shoppings e 33 concessionárias tradicionais). Até o final de 2025, a meta é ter 120 pontos nacionais e, pelo menos, 8 mil unidades vendidas. Toda a linha elétrica conta com garantia de 8 anos ou 160 mil km, enquanto o único híbrido tem cobertura de 5 anos ou 150 mil km, o que ocorrer primeiro.

GAC Aion ES
O mais barato é o sedan Aion ES, médio do porte de Toyota Corolla e Nissan Sentra, que vem com motorização 100% elétrica. Apesar do visual moderno, é um carro vendido na China há pelo menos cinco anos. Passou por atualizações profundas em 2021, incluindo design, interior e tecnologias.

Preço do GAC Aion ES
Ele vem em versão única de acabamento (Plus), e aposta forte no custo X benefício: custa R$ 169.990, para peitar desde versões mais completas dos sedans compactos premium a combustão (VW Virtus Exclusive ou Honda City Sedan Touring, por exemplo), até os médios híbridos como BYD King e Toyota Corolla Hybrid.

Equipamentos do GAC Aion ES
Para isso, além do bom espaço interno, assoalho plano e 4,80 m de comprimento, oferece porta-malas de 453 litros, ar-condicionado digital automático de duas zonas com saídas traseiras, rodas de liga-leve aro 17, freios a disco nas quatro rodas, faróis e lanternas em LED, sensores de chuva e crepuscular, bancos forrados em couro sintético, volante multifuncional, multimídia de 8” com Apple CarPlay, chave presencial, partida por botão, câmera de ré, freio de mão eletromecânico, função Auto Hold, sensores de estacionamento traseiros, piloto automático, entre outros. Porém, são só 4 airbags, e o sistema de som tem apenas 2 alto-falantes.

Motor do GAC Aion ES
O motor elétrico dianteiro rende 136 cv de potência com aproximadamente 23 mkgf de torque. A GAC fala em uma velocidade máxima de 130 km/h. São cerca de 55 kWh de capacidade nas baterias de tração, e autonomia Inmetro é de 314 km (442 km pelo ciclo NEDC chinês). Na recarga, 37 minutos para recuperar 50% da energia em fontes de 75 kW, segundo a fabricante.

GAC Aion Y
O Aion Y é vendido como SUV médio, porém está mais para uma minivan, ou monovolume familiar. Mais ou menos nos moldes de Chevrolet Spin ou Citroën Aircross. Destaque para o bom entre-eixos de 2,75 m, e o espaço interno que chega a surpreender, especialmente no banco traseiro. São duas versões: Premium (R$ 174.990) e Elite (R$ 184.990), ambas totalmente elétricas.

Motor GAC Aion Y
As duas tem 204 cv de potência com torque que ronda os 23 mkgf, extraídos de um motor elétrico dianteiro. Segundo a GAC, são 8,5 segundos na aceleração de 0 a 100 km/h, com velocidade máxima de 150 km.
Autonomia GAC Aion Y
O Inmetro fala em 318 km de autonomia, número que cresce para 490 km no ciclo chinês NEDC, graças a bateria de tração com 63,2 kWh de capacidade. Oficialmente, são 55 minutos para recuperar 50% da carga.

Itens de série GAC Aion Y Premium
A versão Premium traz freios a disco nas quatro rodas, rodas de liga-leve aro 17, retrovisores externos com rebatimento, sensores de chuva e crepuscular, faróis e lanternas em LED, maçanetas retráteis, teto-solar panorâmico, ar-condicionado digital automático com saídas traseiras, banco do motorista com ajustes elétricos, chave presencial, luzes ambientes em LED, volante multifuncional, painel de instrumentos digital de 10,2”, multimídia de 14,2”, 6 airbags, câmeras 360º, sensores de estacionamento traseiros, piloto automático e mais.

Itens de série GAC Aion Y Elite
A Elite ganha rodas maiores (18”), banco do motorista com ventilação, farol alto com comutação automática, tampa do porta-malas com abertura e fechamento elétricos, banco do passageiro com ajustes elétricos, retrovisor interno fotocrômico, carregador de celular sem fio, tecnologia V2L, além de pacote ADAS com alerta de colisão, frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa, assistente de permanência na faixa e piloto automático adaptativo (ACC), principalmente.

GAC GS4 Hybrid
O único híbrido agora na estreia é o SUV médio GS4, que claramente mira BYD Song Pro e Song Plus, GWM Haval H6, Caoa-Chery Tiggo 7 PHEV, entre outros. A versão Premium chega tabelada em R$ 189.990, enquanto a Elite sai por R$ 199.990.

Motor GAC GS4 Hybrid
Com linhas arrojadas e cheias de vincos, ele também tem bons 2,75 m de distância entre-eixos, e chega aos 4,68 m de comprimento (média dos rivais). Chama a atenção o presunçoso porta-malas, com 638 litros de capacidade declarada. Sob o capô, um motor 2.0 de quatro cilindros a gasolina, que opera no ciclo Atkinson (entrega 140 cv e cerca de 19 mkgf de torque). Em conjunto, um motor elétrico de outros 182 cv e 31 mkgf, chegando a uma potência combinada de 235 cv.

Mecânica GAC GS4 Hybrid
Com tração dianteira, ele tem um tanque de combustível com 50 litros de capacidade, e promete consumo de 14,1 km/l na estrada e 11,8 km/l na cidade, segundo o Inmetro. Na concepção mecânica, já estão suspensões independentes nas quatro rodas, eixo traseiro multilink (melhora dirigibilidade e conforto), além de quatro freios a disco.

Itens de série GAC GS4 Hybrid Premium
A versão Premium oferece, entre outros, rodas aro 18, sensores de chuva e crepuscular, farol alto com comutação automática, conjunto óptico full-LED, maçanetas retráteis, ar-condicionado automático com saídas traseiras, banco do motorista com ajustes elétricos, bancos dianteiros ventilados, conexões Android Auto e Apple CarPlay sem fio, multimídia de 10,1”, painel de instrumentos digital de 7”, 6 airbags, câmera de ré, sensores de estacionamento traseiros, alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa, piloto automático adaptativo (ACC), entre outros.

Itens de série GAC GS4 Hybrid Elite
A Elite complementa a lista com rodas de 19”, retrovisores com rebatimento elétrico, tampa do porta-malas com abertura e fechamento elétricos, teto-solar panorâmico, banco do passageiro com ajustes elétricos, bancos forrados em couro sintético, luzes ambientes em LED, sistema de som com 6 alto-falantes, carregador de celular sem fio, head-up display, painel de instrumentos maior (10,2”), alerta de uso do cinto de segurança para os passageiros traseiros e câmera 360º.

O GS4 Elite também traz um pacote ADAS mais recheado, com alerta de desembarque seguro, alerta de colisão traseira, alerta de tráfego cruzado traseiro, assistente de permanência na faixa e monitores de ponto-cego.
GAC Aion V
O Aion V é um SUV médio totalmente elétrico, com visual mais quadrado, que pode remeter a alguns Range Rover, ou ao Hyundai Palisade. Na trena, são 4,60 m de comprimento com 2,77 m de entre-eixos. Por R$ 214.990, ele estreia em versão única, Elite, com 204 cv de potência e cerca de 24,5 mkgf de torque, extraídos de um motor dianteiro. A aceleração de 0 a 100 km/h demora 7,9 segundos, e ele corre até os 160 km/h, de acordo com dados oficiais.

Autonomia GAC Aion V
Graças a baterias de aproximadamente 75 kWh, são 389 km de autonomia pelo Inmetro, ou 602 km no NEDC chinês. A alta potência de recarga é destaque: ele consegue recuperar 50% da energia em apenas 16 minutos, quando plugado em fontes de 180 kW. A mecânica inclui suspensões independentes nas quatro rodas, eixo traseiro multibraço e quatro freios a disco.

Itens de série GAC Aion V
De série, rodas de liga aro 19, sensores de chuva e crepuscular, farol alto com comutação automática, conjunto óptico full-LED, maçanetas retráteis, teto-solar panorâmico, sistema de som com 9 alto-falantes, carregador de celular por indução, multimídia de 14,6”, painel de instrumentos digital de 8,8”, internet 4G a bordo, GPS nativo, ar-condicionado digital automático dual zone, bancos dianteiros com ajustes elétricos, bancos dianteiros com refrigeração e aquecimento, bancos dianteiros com massagem e memórias de posição, banco traseiro com encosto reclinável, retrovisor interno fotocrômico, luzes ambientes em LED etc.

Como destaques, debaixo do apoio de braço dianteiro, no console central, há um compartimento que funciona como geladeira ou até micro-ondas: ele tem temperatura regulável entre -15ºC e 50ºC, e acomoda até 6,6 litros. No pacote ADAS, alerta de desembarque seguro, alerta de colisão frontal e traseira, alerta de saída de faixa, alerta de tráfego cruzado traseiro, frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência na faixa, monitores de ponto-cego e piloto automático adaptativo (ACC).

GAC Hyptec HT
Produto mais caro da GAC do Brasil, o Hyptec HT é um grande SUV coupé, que aqui é vendido em duas versões: Elite (R$ 299.990) ou Ultra (R$ 349.990). A mais cara se destaca basicamente pelas portas traseiras que se abrem para cima, no estilo asa-de-gaivota, como nos Tesla Model X. O HT é grande, beirando os 4,95 m de comprimento com 2,95 m de entre-eixos, e soma 725 litros de porta-malas considerando o compartimento traseiro (670 litros) e dianteiro (55).

Motor GAC Hyptec HT
100% elétrico, ele tem tração traseira e entrega até 245 cv de potência, com torque que ronda os 32 mkgf. A marca não divulga a aceleração de 0 a 100 km/h, mas fala em uma velocidade máxima ao redor dos 180 km/h.
Autonomia GAC Hyptec HT
A autonomia por carga, segundo o Inmetro, é de 362 km, número que sobe para 442 km no ciclo WLTP europeu. Em fontes de energia com 120 kW, são 30 minutos para recuperar metade da carga das baterias, que tem 73 kWh de capacidade.

Itens de série GAC Hyptec HT
Suas rodas de liga-leve têm sempre 19”, e, na dianteira, há um sistema de suspensões mais elaborado (tipo Duplo A). Na lista de conteúdos, sensores de chuva e crepuscular, farol alto com comutação automática, conjunto óptico full-LED, maçanetas retráteis, tampa do porta-malas com abertura e fechamento elétricos, teto-solar panorâmico, apoio para os pés do passageiro traseiro direito, ar-condicionado digital automático dual zone, opção de fragrância para o ar-condicionado, bancos dianteiros com ajustes elétricos e memórias de posição, bancos dianteiros com aquecimento/ventilação e massagem.

O conteúdo segue com portas dianteiras de abertura elétrica por um toque, retrovisor interno fotocrômico, luzes ambientes personalizáveis, internet 4G embarcada, multimídia de 14,6” com GPS nativo, painel de instrumentos digital de 8,8”, sistema de som com 22 alto-falantes (2 deles no encosto de cabeça do motorista), tecnologia V2L, partida remota, carregador de celular sem fio, 6 airbags, controle eletrônico de descidas, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera 360º e mais.

O pacote ADAS é igual nas duas versões, com alerta de desembarque seguro, alerta de colisão frontal e traseira, alerta de saída de faixa, alerta de tráfego cruzado traseiro, frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência na faixa, monitores de ponto-cego e piloto automático adaptativo (ACC).
