21/11/2025 - 15:00
O Salão do Automóvel de São Paulo virou palco para uma estreia curiosa da GAC. A marca chinesa trouxe ao Brasil o GOVY AirCab, seu primeiro carro voador, que chega apenas para exibição mas já entrega uma boa amostra de onde a montadora quer chegar no futuro da mobilidade. Ele já está em pré-venda na China por 1,7 milhão de Yuans, o equivalente a R$ 1,29 milhão, ou o mesmo que a BMW cobra por um X7 M Sport.
+GAC GS3 será o rival chinês de VW T-Cross e Hyundai Creta
+Lecar revela jipe Tático no Salão de 2025 e adia início das obras da prometida fábrica

O GAC voador
O AirCab segue a linha dos veículos elétricos que a fabricante já vende no Brasil, mas agora mirando o céu. Ele tem cabine para duas pessoas, portas tipo asa de gaivota e rotores superiores, lembrando o estilo das novas aeronaves urbanas elétricas que começam a ganhar espaço lá fora. Na China, promete até 30 quilômetros de voo por carga.

A ideia é situar o AirCab entre o transporte urbano terrestre e aéreo. Ele usa baterias cilíndricas de alta densidade, oferece recarga completa em cerca de meia hora e conta com cabine super equipada, com conectividade 5G, assistente digital, controle de temperatura, fragrâncias e sistema de som ambiente.
Como todo veículo com essa proposta, o peso precisa ser o menor possível. Por isso, mais de 90% da estrutura é feita de fibra de carbono aeroespacial, o que garante redução de massa significativa. A marca ainda afirma capacidade de condução autônoma nível 4, com sensores que enxergam até 300 metros e processamento robusto para decisões instantâneas durante o voo.

A segurança recebe atenção especial, com navegação assistida, monitoramento constante e verificação em nuvem. Em caso de falha grave, o projeto permite a separação entre cabine e estrutura, garantindo pouso controlado.
Já em pré-venda, mas sob certificação
Ainda em processo de certificação aeronáutica, o AirCab deve ganhar aval para entrar em produção a partir do segundo semestre de 2026. Por aqui, fica apenas como atração de salão, mas deixa clara a intenção da GAC de não ficar só no chão.

