11/06/2025 - 10:00
Pra quem pensa que os chineses estão apenas focados em fazer carros elétricos no estilo hatch e SUV, um engano! Eles também aprenderam, e muito bem, a fazer esportivos elétricos de altíssimo desempenho, como o GAC Hyptec SSR. Apesar do nome que remete, ao mesmo tempo, a curiosa picape da Chevrolet nos anos 2000 (SSR) e ao SUV elétrico todo modernoso lançado pela marca aqui no Brasil (Hyptec HT), esse superesportivo tem linhas próprias, e das melhores.
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GAC Hyptec SSR já está no Brasil

Após flagra publicado pelo perfil @placaverde no Instagram (veja aqui), um exemplar do Hyptec SSR já está em terras brasileiras. Encontrado no porto de Vitória (ES), de onde desembarcam vários modelos importados, ele tem destino certo: Festival Interlagos, um dos grandes eventos automotivos que acontece em SP a partir do dia 12 de junho, justamente no Autódromo de Interlagos.

Apresentado na China pela primeira vez em 2020, ainda sob o nome conceitual de “Enpulse”, ele foi ganhar formas definitivas no final de 2022, junto do batismo de SSR. Ainda assim, conseguiu o título de primeiro supercarro totalmente elétrico desenvolvido e colocado em produção na China, antes de rivais como o BYD U9.
Potência GAC Hyptec SSR

Nas versões mais poderosas, de tração integral permanente, oferece três motores elétricos (um frontal e dois traseiros), totalizando nada menos que 1.224 cv de potência imediata e torque instantâneo que supera os 125 mkgf. Números dignos de caminhões grandes, mas que movem o superesportivo com maestria: nas melhores condições, ele cumpre a prova de 0 a 100 km/h em assustadores 1,9 segundos.
Típico superesportivo, ele só deixa de lado a asa traseira, comum em carros como ele, substituída por um aerofólio mais discreto e retrátil. Ainda assim, traz portas com abertura elétrica no estilo “tesoura”, e o clássico estilo de carroceria largo e esguio, com centro de gravidade mais baixo e perfil de alto desempenho. Não é muito longo (4,55 m), porém beira os 2 metros de largura e é bem baixo (cerca de 1,25 m). A carroceria, inclusive, é quase que inteiramente feita em fibra de carbono.

Interior GAC Hyptec SSR
Por dentro, ele só acomoda duas pessoas, lado a lado, divididas por um console central alto e largo. Como não poderia faltar, uma enorme tela multimídia central, que faz par ao painel de instrumentos totalmente digital, dupla típica de carros chineses. O volante, pequeno e ovalado, remete a um cockpit à lá Peugeot modernos. Cores chamativas, como laranja, azul ou vermelho, dão contraste a cabine do GAC.

Mecânica GAC Hyptec SSR
E, ao menos na teoria, ele consegue também desempenhar bons papéis na dinâmica de condução. Afinal, mais de 1.220 cv precisam não só acelerar para a frente, como também fazer curvas e, principalmente, frear. De série, há freios a disco ventilado em cerâmica nas quatro rodas, com grandes diâmetros. Nas suspensões, construção tipo Duplo A (ou “triângulo duplo”), nas quatro rodas, ajudando na estabilidade.

A inspiração é em superesportivos mais tradicionais, inclusive na hora de oferecer opções de rodas especiais (aro 20 padrão, mas com opções, inclusive, de um jogo em fibra de carbono), ou pinças de freios coloridas.
Autonomia GAC Hyptec SSR
Chama a atenção sua plataforma com sistemas que operam em altíssima voltagem (900 Volts), o que talvez justifique parte do desempenho, ou então os promissores números de autonomia medidos no ciclo NEDC chinês (490 km). O Hyptec SSR não tem baterias tão grandes (cerca de 75 kWh de capacidade), mas, mesmo com três motores e altíssima potência, seu consumo de energia divulgado é de contidos 17,3 kWh a cada 100 km. O tradicional sistema V2L, que transforma o carro em um gerador de energia para aparelhos externos, é de série.
Preço GAC Hyptec SSR
Mais rápido que muito superesportivo europeu (incluindo Ferrari’s, Lamborghini’s, Bugatti’s e afins), o GAC SSR custa mais de R$ 1 milhão em valor convertido de Yuans chineses para Reais. Se é só uma prova do que a GAC consegue fazer, ou então os planos de trazer um superesportivo desse naipe para o Brasil, isso segue como mistério…