A GAC Motor está chegando ao Brasil, agora de forma oficial: após audiência reservada com o presidente Lula e CEO da marca (Feng Xingya), realizada em Pequim, na China, a fabricante prometeu US$ 1,3 bilhão em investimentos para fabricar modelos em solo nacional.

O local das operações da GAC á está definido: Catalão (GO), mesma cidade que está instalada a HPE Automotores, que representa Mitsubishi e Suzuki no Brasil. De lá, aliás, saem as picapes Triton.  

Lula e GAC – Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

A GAC Motor, porém, negou qualquer aquisição ou parceria com a HPE para dividirem as instalações, levando a crer que os chineses terão uma planta própria. Além disso, confirmaram a intenção de criar um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento no Nordeste, ainda sem local exato definido.

A data de estreia da GAC no Brasil já é certa e confirmada: 23 de maio. De início, virão com modelos importados, mas a produção nacional incluirá três carros, segundo a marca.  

Ainda que não tenham entrado em detalhes sobre quais modelos serão feitos em solo nacional, nem tampouco a modalidade de fabricação (SKD – semi-desmontados, ou CKD – completamente desmontados), alguns GACs já constam na lista de homologações de consumo do Inmetro (PBEV) desde a edição de março. São eles: Aion Y, Aion ES e Hyptec HT, trio que pode indicar as operações iniciais da marca por aqui.  

GAC Aion Y – Foto: GAC/divulgação

O “Y”, na realidade, é um produto da Aion, uma das submarcas da GAC, focada em veículos totalmente elétricos. Apesar de ser classificado como SUV, ele está mais para uma minivan, mais ou menos nos moldes de Citroën C3 Aircross ou Chevrolet Spin. No comprimento, passa dos 4,5 m, enquanto o entre-eixos ronda os 2,75 m, mostrando números de modelos médios.  

GAC Aion Y – Foto: GAC/divulgação

Na tabela do PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular), do Inmetro, o Aion Y surge em três versões: BEV, Plus e Premium. As três, segundo o Programa, atingiram os mesmos 318 km de autonomia por carga, indicando, possivelmente, o mesmo powertrain e baterias.

Segundo o site internacional da GAC Motor, o modelo rende 136 cv de potência com aproximadamente 23 mkgf de torque, e traz bateria de 63 kWh de capacidade. Pelo ciclo NEDC chinês, são 490 km de alcance.  

GAC Aion Y – Foto: GAC/divulgação

Outro presente no PBEV é o Hyptec HT, um SUV coupé de porte grande, bastante similar ao Tesla Model Y, inclusive nas portas com abertura no estilo “asa-de-gaivota”, para cima. Ele beira os 4,95 m de comprimento com 1,92 m de largura, e chama a atenção pelo generoso entre-eixos de 2,93 m.  

PreviousNext

No Inmetro, constam duas versões: BEV e BEV Premium, ambas com alcance registrado de 362 km por carga, indicando, também, o mesmo uso de powertrain e baterias de tração para as duas configurações. Mundo afora, ele é vendido com duas opções de motorização traseira: 245 cv de potência e 36 mkgf de torque, ou então 340 cv de potência com 44 mkgf de torque.

No primeiro caso, as opções de baterias vão de 70 até 73 kWh de capacidade, enquanto o powertrain mais poderoso pode ter 80 kWh ou até 99,5 kWh, dependendo da escolha do comprador. Não é possível saber, porém, qual está registrada no INMETRO.  

GAC Hyptec HT – Foto: GAC/divulgação

O terceiro e último GAC homologado no PBEV é um sedan médio, também totalmente elétrico. Trata-se do Aion ES, conhecido mundo afora como “S Plus”. Apesar de derivar de um projeto datado de 2018, o modelo sofreu diversas atualizações ao longo dos anos, e hoje exibe vantagens como o baixíssimo coeficiente de arrasto de 0,21, segundo a marca. Ele é maior que Toyota Corolla, Nissan Sentra e BYD King, passando dos 4,80 m de comprimento com 2,75 m de entre-eixos.  

PreviousNext

Ele também está registrado no Inmetro em duas versões, BEV e A-29G (provavelmente ainda sem nome comercial definido), as duas com autonomia de 314 km por carga. Hoje, vale lembrar, não existe nenhum sedan médio desse porte e categoria 100% elétrico no Brasil, e seu possível arquirrival, BYD King, é híbrido plug-in. No site da GAC International, é possível encontrá-lo em uma configuração com o mesmíssimo powertrain do Aion Y: potência de 136 cv e 23 mkgf de torque, porém bateria de tração de 55 kWh de capacidade.  

Além dos elétricos, a GAC Motor tem uma série de modelos a combustão, especialmente híbridos, incluindo sedans, SUVs e minivans.  

GAC Aion ES – Foto: GAC/divulgação