20/10/2025 - 12:30
Vem mais um hatch elétrico chinês por aí: trata-se do Geely EX2, que será o segundo modelo dessa nova fase da marca no Brasil (já vendem o SUV médio EX5). Segundo a marca, as primeiras unidades já desembarcaram no porto de Paranaguá (PR), e o lançamento oficial está previsto para o início de novembro.
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Geely EX2 vai brigar com Dolphin e Ora 03

O EX2 foi o carro mais vendido do mercado chinês até agora em 2025 (bateu mais de 48 mil unidades pelo mundo só em agosto), e chegará ao nosso mercado apenas com motorização elétrica, sem outras opções. Por isso, deverá ter como principais rivais o BYD Dolphin e o GWM Ora 03, ambos hatches nos mesmos moldes. Preços? Certamente ao redor dos R$ 150 mil ou R$ 160 mil, para peitar esses dois rivais.
Como ele é?

Por essas e outras, a marca o divulga como um modelo “moderno e acessível”, com altos índices de eficiência energética, espaço interno e até boa performance. Pudera, bons números como os 4,13 m de comprimento e 2,65 m de distância entre-eixos (a mesma de um VW T-Cross) o colocam numa pegada próxima a de um monovolume. No porta-malas do Geely vão 375 litros.

Motorização
O EX2, que também pode ser chamado de Proton eMAS 5, ou de “Xingyuan”, dependendo do mercado, é um produto relativamente novo: foi lançado em setembro de 2024, numa proposta mais jovial e urbana. Lá na China, conta com duas opções de motor elétrico: um com cerca de 80 cv de potência, 13,5 mkgf de torque e velocidade máxima ao redor dos 125 km/h, e outro com 116 cv, 16,5 mkgf e máxima de 135 km/h.

Autonomia
O primeiro conjunto é equipado com baterias de tração menores (30 kWh), que garantem 310 km de autonomia CLTC, enquanto o segundo vem com 40 kWh e 100 km a mais de alcance máximo. As duas baterias são fornecidas pela mundial CATL, e usam o composto químico de fosfato de ferro-lítio
Equipamentos

Nos equipamentos de série, o hatch EX2 pode ter multimídia de até 14,6”, painel de instrumentos digital de 8,8”, pacote ADAS nível 2 (ACC, leitor de placas de sinalização, assistente de permanência na faixa e afins), iluminação ambiente em LED personalizável, carregador de celular por indução, conjunto óptico full LED etc. Sua mecânica não foge dos padrões: traz freios a disco nas quatro rodas, e suspensões traseiras por eixo de torção (McPherson na frente).

A concorrência
Para fator de comparação, hoje a BYD vende o Dolphin em versão única por R$ 150 mil, com boa parte desses equipamentos presentes no Geely e mais alguns, porém com motorização mais contida. Já o Ora 03 aposta em melhor desempenho e ampla oferta de itens de série, só que cobra um pouco mais caro: cerca de R$ 155 mil na versão de entrada (a intermediária sai por R$ 169 mil e a mais cara, R$ 190 mil).
