01/10/2025 - 7:00
A Geely, que desembarcou no mercado brasileiro recentemente com o SUV EX5, vai lançar em novembro por aqui um concorrente de peso para o GWM Ora 03, BYD Dolphin e Chevrolet Spark EUV. Apesar de ser batizado como Geome Xingyuan na China, a expectativa é que ele ganhe o nome “EX2”, mantendo um certo padrão com o seu irmão maior.
Com 4,13 m de comprimento, ele é pequenino em tamanho, mas gigante em vendas. Ele é o carro mais vendido no mercado chinês, com 46 mil unidades vendidas em agosto e pouco mais de 295 mil emplacamentos ao longo de 2025, segundo a associação chinesa de montadoras. Em termos de comparação, a Fiat Strada, carro mais vendido por aqui, emplacou 87 mil unidades no acumulado do ano até agosto.

Como é o Geely EX2?
Na China, ele sai entre 68.900 e 97.800 yuan, aproximadamente entre R$ 53 mil e R$ 75 mil, em conversão direta. Mas, por aqui, o valor deve ficar entre R$ 150 mil e R$ 160 mil, na faixa de preços de seus concorrentes.
Na China, o modelo tem opções com autonomias de 310 km e 410 km – no Inmetro, os números devem ficar abaixo. Ambos os modelos são equipados com baterias de fosfato de ferro-lítio, com capacidade de 30,12 kWh e 40,16 kWh, respectivamente. A velocidade máxima alcança os 140 km/h.

A potência para as versões com autonomia de 310 km é fornecida por um motor elétrico de 78 cv e 130 Nm. Já para as configurações com autonomia de 410 km, o conjunto desenvolve 114 cv e 150 Nm.
A lista de itens inclui: controle de cruzeiro adaptativo, reconhecimento de faixas de trânsito, aviso de saída de faixa e frenagem automática de emergência.
Por dentro, o painel de instrumentos LCD tem 8,8 polegadas, enquanto o multimídia pode ter 10,1 polegadas ou 14,6 polegadas, dependendo da versão. Há ainda luzes ambiente com 256 cores disponíveis.

Na fita métrica, ele tem 4.135 mm de comprimento, 1.805 mm de largura e 1.570 mm de altura, com uma distância entre-eixos de 2650 mm, e pode acomodar cinco pessoas como padrão. O porta-malas tem espaço de 375 litros e pode ser expandido para 1.320 litros, com o rebatimento dos bancos traseiros.

Geely e a parceria com a Renault no Brasil
A Geely anunciou oficialmente sua volta ao Brasil em abril deste ano. Por aqui, a marca faz uma parceria com a Renault. Vale lembrar que o grupo chinês é dono de marcas como a Volvo e Zeekr.
A união consiste em pelo menos três grandes medidas:
- A produção de veículos eletrificados da Geely na fábrica da Renault em São José dos Pinhais (PR);
- A distribuição de carros da Geely pelo atual sistema da Renault;
- O acordo prevê ainda que a Geely assuma uma participação minoritária na Renault do Brasil.
“A Renault Group e a Geely já têm um histórico considerável de parcerias: lançamos de forma bem-sucedida uma joint venture na Coreia do Sul e, com a Horse, criamos a líder mundial de tecnologias de grupos motopropulsores. Juntos, construímos uma relação de trabalho eficaz, com confiança. São grandes diferenciais que queremos potencializar hoje, com esta nova cooperação no Brasil. Ela permitirá a consolidação de nossa presença industrial no estado do Paraná e fortalecer ainda mais a posição da marca Renault neste mercado-chave”, afirma Luca de Meo, CEO do Renault Group.
Segundo o comunicado emitido, as companhias devem ter condições de expandir ainda mais suas respectivas marcas globalmente, para se tornar players-chave no Brasil, um mercado que representa 44% das vendas do setor automotivo na América Latina.
