07/11/2025 - 6:00
O tão prometido hatch elétrico Geely EX2 finalmente está entre nós. Segundo modelo da marca chinesa para o mercado brasileiro, depois do SUV médio EX5, o EX2 tem missão nobre: atrapalhar a vida de BYD Dolphin Mini e Dolphin GS, além de cutucar também a versão de entrada do GWM Ora 03.
São duas versões: Pro por R$ 123.800 e Max por R$ 136.800, numa clara ofensiva de preços no segmento. Na estreia, ele oferece taxa zero para financiamento em 24 vezes e preços mais baixos: R$ 120 mil para a versão Pro e cerca de R$ 135 mil para a Max. A segunda ainda conta com a opção de wallbox grátis ou 1 ano de recarga grátis.
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Como é o Geely EX2?
O Geely EX2 segue uma receita de design parecida com a do Dolphin GS: é “gordinho”, arredondado, limpo e com pegada moderna. Aposta na frente curta, linhas fluídas e teto alto, lembrando um monovolume, mais ou menos à lá Honda Fit. Inclusive nas dimensões, se aproxima do rival da BYD, com 4,13 m de comprimento, 1,80 m de largura, 1,57 m de altura e entre-eixos de 2,65 m (mesmo de um T-Cross). Um dos seus diferenciais é trazer porta-malas dianteiro adicional de 70 litros, mais 375 do traseiro.
Menor custo por km rodado
O EX2, que também pode ser chamado de Proton eMAS 5, ou de “Xingyuan”, dependendo do mercado, é um produto relativamente novo: foi lançado em setembro de 2024, numa proposta mais jovial e urbana, e chega agora ao Brasil com o slogan de “elétrico com o menor custo por km rodado do país” (R$ 0,09 segundo a Geely).

Motorização
As duas versões do Geely EX2 são praticamente idênticas no visual. Compartilham, também, a mesma motorização elétrica traseira: são 116 cv de potência e 15,3 mkgf de torque imediato, ganhando do concorrente Dolphin na potência, mas perdendo na força. Ainda assim, a fabricante afirma que ele demora 10,2 segundos no 0 a 100 km/h, cumpre a prova de 0 a 50 km/h em 3,9s e atinge os 140 km/h de velocidade máxima.

Com tração traseira, ele oferece ainda suspensões independentes nas quatro rodas, eixo traseiro com fixação multibraço (só ele traz na categoria), e freios a disco nas quatro rodas.

Autonomia e recarga
Ambas as configurações também utilizam a mesma bateria de tração. Feita de fosfato de ferro-lítio e integrando a parte estrutural do carro, ela tem capacidade de 39,4 kWh, e permite que o EX2 atinja os 289 km de autonomia, de acordo com o Inmetro. É possível recuperar metade da carga (de 30 a 80%) em cerca de 21 minutos nas fontes mais poderosas, enquanto em wallbox são 6,5 horas para recuperar de 10 a 100%.

Líder na China
Na China, o EX2 vai muito bem, obrigado. Segundo a CPCA, equivalente à nossa Fenabrave, ele hoje é líder de vendas dentre os carros de passeio no país, com mais de 300 mil unidades emplacadas desde janeiro. Só em setembro, foram mais de 50 mil delas. Por aqui, a Geely quer tê-lo, também, como um dos elétricos queridinhos dos brasileiros, e para isso investiu pesado na relação custo X benefício.

Equipamentos para o Brasil
De série, a versão de entrada Pro traz painel de instrumentos digital de 8,8”, multimídia de 14,6”, conjunto óptico full-LED, bancos em couro sintético, 6 airbags, volante multifuncional, freio de mão eletromecânico, função Auto Hold, freios a disco nas quatro rodas, seletor de marchas tipo joystick, sensor crepuscular, aquecimento dos retrovisores externos, ar-condicionado digital com saídas traseiras, câmera de ré, piloto automático, chave presencial, partida por botão, controle eletrônico de descidas (HDC), sensores de estacionamento traseiros etc.
Na mais cara, Max, a lista já cresce com rodas de liga-leve aro 16, pacote ADAS (ACC, frenagem autônoma de emergência, farol alto automático, assistente de permanência na faixa e afins), câmera 540°, carregador de celular sem fio, banco do motorista com ajustes elétricos, carroceria em dois tons, iluminação ambiente em LED personalizável, acionamento remoto do ar-condicionado, conexão com app Geely, e sistema de som com 6 alto-falantes (4 na Pro). Nenhuma das duas versões conta com itens opcionais.
Cores e garantia
Sua garantia segue o padrão do EX5, irmão maior: 6 anos para o carro ou 8 anos para as baterias de tração, ambos com limite alternativo de 150 mil km. Na paleta de cores do novo Geely EX2, quatro tons: verde, cinza, branco e prata.
















