Agora sim, chegado o “G-Day” (“Dia G”), 30 de julho, a Geely finalmente inicia sua nova fase no mercado brasileiro. A segunda: a fabricante chinesa importou dois modelos entre o final de 2013 e início de 2016, com muitas promessas não cumpridas e poucas vendas. Na época, veio através da Gandini, importadora da Kia, e logo foi embora.  

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Geely EX5 – Foto: Lucca Mendonça

Porém, agora, nova fase: ela retorna querendo esquecer completamente o passado que não deu certo, com novas tecnologias, carros páreos para a concorrência e, principalmente, tendo a Renault como base. Os franceses vão importar, distribuir e cuidar do pós-vendas da Geely, incluindo concessionárias e peças.  

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EX5, o primeiro carro da Geely

O modelo de estreia é o EX5, SUV médio totalmente elétrico, que segue a cartilha chinesa: visual limpo e fluído (baixo arrasto aerodinâmico), motorização totalmente elétrica, eficiência energética, muita tecnologia embarcada, amplo espaço interno, acabamento de primeira e preços competitivos para o segmento.  

Geely EX5 – Foto: Lucca Mendonça

Os rivais do Geely EX5

Primeiro carro global da marca, ele tem preço para incomodar não só os rivais totalmente elétricos (como BYD Yuan Plus, o principal), como também híbridos como GWM Haval H6 HEV ou GAC GS4. A concorrência no segmento de SUVs médios é muito acirrada, e torna-se ainda mais complicada incluindo os modelos híbridos plug-in (como GWM Haval PHEV ou os BYD Song Pro e Plus), sem contar os nacionais.  

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Dimensões do Geely EX5

O EX5 tem mais de 4,6 m de comprimento, 1,9 m de largura e bons 2,75 m de distância entre-eixos, ainda que o porta-malas seja mediano com 461 litros de capacidade. Chama a atenção o baixíssimo coeficiente de arrasto (Cx) para um SUV, inferior a 0,27. 

Geely EX5 – Foto: Lucca Mendonça

Preços do Geely EX5

Passada a fase de pré-venda, quando o modelo era vendido com desconto de R$ 10 mil, agora os preços partem de cerca de R$ 206 mil na versão de entrada Pro, seguida da topo de linha Max, tabelada em quase R$ 226 mil. Segundo a Geely, o público-alvo dos modelos é mais maduro, geralmente em busca de conforto, praticidade e tecnologia. Tanto é que, como garotos propaganda, tem o casal Rodrigo Hillbert e Fernanda Lima. 

Geely EX5 – Foto: Lucca Mendonça

Motorização do Geely EX5

Nas duas versões, há o mesmo powertrain dianteiro, que inclui motor elétrico de 218 cv de potência, 32,6 mkgf de torque, com tração sempre dianteira. Esse propulsor é pequeno e leve (pesa menos de 80 kg), conseguindo eficiência energética de 90%, de acordo com informações da fabricante. A prova de 0 a 100 km/h demora 6,9 segundos na versão mais barata (e leve) Pro. São 180 km/h de máxima limitada.  

Geely EX5 – Foto: Lucca Mendonça

Bateria e autonomia do Geely EX5

Além do motor, a bateria de 60,2 kWh de capacidade também é a mesma para toda a linha: feita em fosfato de ferro-lítio (LFP), faz parte do monobloco, tem construção em lâminas curtas e promete ser uma das mais seguras do mercado, de acordo com a Geely. São 413 km de autonomia pelo Inmetro, ou 430 km pelo ciclo europeu WLTP, isso na versão Pro. A Max tem alcance bem mais baixo: 349 km no Inmetro. Ela é 70 kg mais pesada: 1.785 no total. 

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Em contrapartida, as duas configurações conseguem boa velocidade de recarga. Em fontes de 100 kWh, máximo suportado pelo carro, é possível recuperar 50% da carga em 20 minutos. Em wallbox de 11 kWh, são seis horas para carregar 90%. E, pelo que diz a Geely, essas baterias tendem a conseguir vida útil de 1 milhão de km. 

Itens de série do Geely EX5 Pro

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Além de suspensões independentes nas quatro rodas, e quatro freios a disco, o EX5 conta com um bom pacote de equipamentos. A versão Pro traz faróis full-LED, sensores de chuva e crepuscular, rodas de liga-leve aro 18, bancos dianteiros ventilados, retrovisores externos aquecíveis, banco do motorista com ajustes elétricos, banco traseiro ajustável em dois níveis, ar-condicionado digital automático com saídas traseiras, multimídia de 15,4”, painel digital de 10,2”, conexão com a internet e função de wi-fi, sensores de estacionamento traseiros, câmera 360º, controle eletrônico de descidas (HDC), além de 6 airbags.  

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Itens de série do Geely EX5 Max

Os principais diferenciais da Max são um amplo pacote ADAS com treze funções, teto-solar panorâmico, rodas aro 19, bancos do acompanhante com ajustes elétricos, bancos dianteiros com memória de posição e modo de reclinação completa (como numa poltrona de sala), retrovisor interno fotocrômico, head-up display de 13,8”, sensores de estacionamento dianteiros e sistema de som assinado pela Flyme.  

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Garantia e cores do Geely EX5

O EX5 é o primeiro modelo dessa nova fase da Geely no Brasil, e chega com cinco cores na paleta: Preto Carbono, Branco Tempestade, Cinza Ash (literalmente “Cinza Cinzas”) e Prata Lunar. A garantia é de 6 anos ou 150 mil km para o carro (o que ocorrer primeiro), ou 8 anos/150 mil km para as baterias de tração.  

Geely EX5
Geely EX5 – Foto: Rodrigo Mora

Concessionárias Geely 

A nova marca chinesa já tem planos para abrir 23 concessionárias até o final de 2025. Oito delas serão inauguradas ainda em agosto. Além disso, a marca trabalha com 22 pontos de vendas em shoppings espalhados pelo país.